O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou hoje que não planeja suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devido à falta de comprovação presencial de vida.
De acordo com o INSS, a procura por atendimento nas agências ocorreu em resposta a um comunicado enviado pelo aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária a 2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro, cujos dados não foram validados durante o cruzamento de informações.
O comunicado estava programado para informar aos aposentados e pensionistas que ainda não foram localizados na base de dados, resultando na não confirmação da comprovação de vida.
O INSS esclarece que os aposentados e pensionistas não precisam se dirigir ao banco ou a uma agência da Previdência, pois o próprio INSS realizará uma busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado. Manter os dados atualizados é, portanto, crucial.
O cruzamento de dados entre o beneficiário do INSS e as informações do governo é uma etapa necessária.
Atualmente, o INSS está convocando mais de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida anual, utilizando a consulta em banco de dados. A convocação mais recente é para aqueles que nasceram em março, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.
A notificação é enviada por meio do aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 e/ou notificação bancária, informando que a prova de vida ainda não foi efetuada.
Segurados notificados devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a comprovação. A falta da prova pode resultar no bloqueio do pagamento do benefício, sendo possível realizar a prova de vida no aplicativo, site Meu INSS, rede bancária ou em uma agência do INSS.
As opções para comprovação incluem o acesso ao aplicativo Meu INSS ou a aplicativos certificados e controlados, atendimento em agências da Previdência Social, recebimento de pagamento de benefício com biometria, realização de empréstimo consignado com biometria, atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) e prova de vida presencial em agências bancárias e unidades do INSS.
Anteriormente, a renovação de senhas (prova de vida) acontecia anualmente nas instituições financeiras pagadoras de benefícios, de forma presencial ou por biometria facial desde 2020. Para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida é feita nos aplicativos sougov.br e gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado, no mês de aniversário do servidor/beneficiário.