Lula defende STF: “Ministros não fugiram dos compromissos constitucionais” Em discurso, Lula defendeu atuação de ministros e salientou que eles “não fugiram dos compromissos” atualizado Compartilhar notícia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o Supremo Tribunal Federal (STF) e a atuação dos ministros por manterem seus compromissos constitucionais na condução das decisões da Corte.
Em discurso no STF, após a abertura do ano Judiciário pelo presidente do tribunal, ministro Edson Fachin, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que os magistrados seguiram no exercício de suas atribuições, mesmo diante de pressões e ameaças.
“Por agirem de acordo com as leis, ministras e ministros desta Suprema Corte enfrentaram toda sorte de pressões, e até ameaças de morte.
🌍 O Cenário Atual de metropoles
Mesmo assim, não fugiram de seu compromisso constitucional”, disse o petista.
Lula prosseguiu: “E reafirmaram que, no Brasil, divergências políticas se resolvem pelas urnas, pelo diálogo institucional e pelas leis”.
Logo após, Lula citou o julgamento da trama golpista, ao qual condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão, além de aliados.
💥 Como metropoles Afeta o Cotidiano
O petista citou que o julgamento fortaleceu a democracia.
“Os julgamentos e as condenações dos envolvidos fortaleceram a legitimidade democrática, a confiança na justiça, e a ideia fundamental de que nenhuma autoridade está acima da lei.
A democracia brasileira saiu desse processo mais forte, mais madura e mais consciente do seu valor.
📊 Fatos e Dados
Democracia se constrói com eleições livres, mas se preserva com instituições capazes de defendê-las”, disse Lula.
O petista pontuou, ainda, que uma democracia sólida exige instituições confiáveis e que qualquer tentativa de golpe no futuro será punida com o rigor da lei, assim como ocorreu com o ex-presidente.
“A democracia não é uma fortaleza inexpugnável, imune aos ataques de quem queira destruí-la.
A democracia não está pronta.
Ela está em permanente construção.
E sua manutenção exige, de cada um e de cada uma de nós, compromisso e coragem.
Duas qualidades que não nos faltam, e que não faltarão em momentos decisivos de nossa história”, pontuou.
Fonte: metropoles
02/02/2026 16:04











