O judoca baiano Gabriel Cruz conquistou a medalha de bronze no International Masters Bremen, realizado na Alemanha, uma das competições mais tradicionais do calendário internacional da categoria cadete. O torneio aconteceu no último final de semana, entre os dias 22 (sábado) e 23 (domingo) deste mês.
Na competição, a equipe da Seleção Brasileira obteve mais de 40 medalhas, incluindo 12 na categoria sub-18 masculina, 8 na sub-21 masculina, 17 na sub-18 feminina e 8 na sub-21 feminina.
“Quero primeiramente agradecer a Deus por me capacitar todos os dias, agradecer a minha Sensei Gal, a pessoa que mais me motiva e incentiva a ganhar e buscar sempre a evolução, e agradecer aos meus patrocinadores, o Governo do Estado e a minha academia Assamaca. Vamos juntos nessa caminhada! Hoje, vivi mais uma experiência inesquecível. Estou muito feliz com tudo isso. Mas, a caminhada é continuar a treinar e treinar”, afirmou o atleta.
Gabriel Cruz já é um nome em destaque no judô baiano, acumulando diversos títulos estaduais da Federação Baiana de Judô (Febaju) desde 2017, além de medalhas em eventos nacionais, regionais e interestaduais organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e escolares.
Entre suas conquistas estão o bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, no Rio de Janeiro, na categoria ligeiro -40kg; o ouro nos JEBs 2022, também no Rio, na categoria ligeiro -40kg da série ouro; a prata nos Jogos da Juventude 2023, em São Paulo, na categoria super ligeiro -50kg; e o bronze nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, na Paraíba, na mesma categoria. Além disso, Gabriel é bicampeão mundial escolar, tendo conquistado títulos no Rio de Janeiro em 2023 e no Bahrein em 2024.