IA rouba vagas de profissionais iniciantes Estudo de Stanford mostra queda de até 20% na contratação de jovens com idades entre 22 e 25 anos — e, sim, eles foram trocados por máquinas Basta ser um pouco atento para notar que muitos jovens recém-formados têm dificuldade de encontrar emprego.
Um estudo da Universidade de Stanford conseguiu dimensionar isso, e aponta o uso de inteligência artificial nas empresas como um dos obstáculos aos profissionais em início de carreira.
A taxa de emprego entre jovens de 22 a 25 anos caiu 6% últimos três anos, e de maneira mais acentuada em ocupações expostas à automatização das IAs.
💥 Como veja Afeta o Cotidiano
Em carreiras como engenharia de software, marketing e vendas, o abismo foi ainda maior, da ordem de 20%.
Por outro lado, trabalhadores com idades entre 35 e 49 anos se tornaram mais cobiçados pelo mercado: as contratações nessa faixa etária aumentaram 9% nos mesmo setores, desde 2022.
O que isso pode indicar?
🌍 O Cenário Atual de veja
Algo que sempre digo aos meus alunos: o estágio atual da IA consegue dar conta de muitas tarefas de iniciantes, mas precisa ter no comando profissionais experientes que consigam avaliar o que as máquinas entregam.
Em outras palavras, a inteligência (artificial) não substitui a vivência.
Pelo menos não por enquanto, pois isso ainda pode ocorrer.
📌 Pontos Principais
O estudo de Stanford foi conduzido por uma equipe de experts como Erik Brynjolfsson, um dos economistas mais influentes sobre o impacto das tecnologias digitais e da inteligência artificial na sociedade contemporânea.
Os pesquisadores usaram dados da ADP, líder em folha de pagamento e RH nos EUA, abrangendo milhares de empresas e milhões de trabalhadores.
O período analisado foi de dezembro de 2022 até julho de 2025.
Compararam a evolução do emprego entre faixas etárias e setores com maior exposição à automação por IA.
Dentre eles, além dos já citados aqui no texto, atendimento ao cliente, contabilidade e auditoria.
O estudo analisou tanto vagas que podem ser automatizadas quanto profissões que usam IA para potencializar o trabalho humano, exemplificando com funções como enfermeiros e gerentes de sistemas de computação.
Embora o interesse do mercado em profissionais mais velhos seja um afago para pessoas dessa idade (eu, inclusive), a inserção da IA prejudica um ciclo natural do trabalho: tem que chegar gente nova para aprender com os mais antigos, afinal.
E essa é uma conversa urgente em vários setores.
As pessoas dizem que sempre será necessário um toque humano.
Concordo.
Mas do toque de QUANTOS humanos?
Fonte: veja
02/09/2025 17:45