Pensa Povo
domingo, junho 14, 2026
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

Esta dieta pode reduzir as ondas de calor da menopausa, dizem médicos

28 de agosto de 2025
in Ciência, EDUCAÇÃO, SAÚDE
Home Ciência
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Estima-se que oito em cada 10 mulheres na menopausa sofrem de ondas de calor, relata o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG).

Além disso, quase um terço das mulheres sofre mais de 10 ondas de calor por dia, que podem ser acompanhadas de suor, calafrios, ansiedade e palpitações cardíacas.

RELATED POSTS

Criança de 12 anos, golpista adulta: a história chocante de Amanda Maria Souza de Oliveira

Mensagem falsa sobre Lula cria pânico nas redes sociais

Estudos relacionam as ondas de calor à má qualidade do sono, alterações de humor e doenças cardiovasculares.

🔄 Atualizações Recentes

Mas isso não significa que precise sofrer com isso.

Novas investigações destacam uma dieta que comprovadamente reduz significativamente as ondas de calor.

Leia Também: Pós-menopausa.

🧠 Especialistas Analisam noticiasaominuto

Estudo revela hábito que pode fortalecer saúde do coração Comer alimentos de origem vegetal pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa Aderir a uma dieta baseada em vegetais pode reduzir os sintomas vasomotores, também conhecidos como ondas de calor e suores noturnos, em mulheres na pós-menopausa em 92%, de acordo com um novo relatório publicado na revista Menopause.

Curiosamente, esses resultados foram consistentes em participantes que também consumiram alguns alimentos veganos altamente processados.

"Sabemos que uma dieta baseada em vegetais traz benefícios para a saúde em geral”, disse Susan Haas, obstetra e ginecologista da Lehigh Valley Health Network, ao HuffPost.

📌 Pontos Principais

“Este estudo mostra que uma dieta baseada em vegetais também pode ajudar com as ondas de calor e que não há problema em consumir alimentos vegetais como alimentos processados, encontrados rotineiramente no supermercado.” O estudo analisou 84 mulheres na pós-menopausa, com idades entre os 40 e os 65 anos, que relataram ter pelo menos duas ondas de calor “moderadas a intensas” por dia.

Metade das participantes foi aleatoriamente designada para o grupo vegano, enquanto as demais serviram como grupo de controlo.

Leia Também: Sinais que podem indicar que está a chegar à perimenopausa Durante 12 semanas, o grupo vegano seguiu uma dieta com baixo teor de gordura e à base de vegetais, rica em frutas, vegetais, grãos e leguminosas, além de meia chávena diária de soja cozida.

Já o grupo de controlo não fez alterações na sua dieta.

Ambos os grupos receberam um suplemento alimentar de vitamina B-12, com restrição de uma bebida alcoólica por dia, e mantiveram a medicação habitual e a rotina de exercícios.

Não houve restrições ao consumo de alimentos processados em nenhum dos grupos.

A análise comparativa utilizou dados de monitorização de ondas de calor e medições de peso corporal, que foram feitas no início do estudo e na 12ª semana.

Ao longo do estudo, os participantes registaram a frequência e a intensidade de seus sintomas vasomotores usando um aplicativo.

Com isto, os investigadores observaram: – 92% de redução nas ondas de calor intensas no grupo vegano; – Redução de 88% nas ondas de calor moderadas a graves no grupo vegano, em comparação com uma redução de 34% no grupo de controlo; – O grupo vegano perdeu em média três quilos, enquanto a perda média de peso do grupo de controlo foi de menos de meio quilo.

Leia Também: Menopausa: 80% das mulheres pode estar a prejudicar a sua saúde cardíaca Como os autores resumiram: “Estas descobertas sugerem que, no contexto de uma dieta vegana suplementada com soja, a substituição do consumo de alimentos de origem animal não processados ou minimamente processados e ultraprocessados por alimentos vegetais (independentemente do nível de processamento) foi associada a uma perda de peso significativa e a uma redução de ondas de calor intensas”.

O estudo é revelador para a saúde feminina, de acordo com a Katie Jo Light, professora assistente clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Texas A&M, que também conversou com o HuffPost.

A mesma afirmou que o estudo "desafia a premissa de que dietas à base de plantas precisam de ser 'limpas' ou minimamente processadas para serem eficazes".

No entanto, acrescentou: "Ainda recomendo minimizar o consumo de alimentos processados quando possível".

Deixando as ondas de calor de lado, seguir uma dieta baseada em vegetais oferece benefícios adicionais para as mulheres na pós-menopausa.

"O ganho de peso é uma preocupação comum na menopausa, e uma dieta baseada em vegetais demonstrou reduzir o peso corporal e ter outros benefícios metabólicos", concluiu Haas.

Leia Também: Médica partilha dica número um para perder gordura abdominal na menopausa


Fonte: noticiasaominuto

28/08/2025 12:02

ShareTweet

Related Posts

Criança de 12 anos, golpista adulta: a história chocante de Amanda Maria Souza de Oliveira

by Iago
13 de junho de 2026

Quem diria que uma menina de 12 anos era apenas uma farsa? Amanda Maria Souza de Oliveira, uma mulher de...

Mensagem falsa sobre Lula cria pânico nas redes sociais

by Iago
13 de junho de 2026

Um áudio falso circulou nas redes sociais com uma mensagem que pareceu vir diretamente da boca do presidente Luiz Inácio...

Flávio Bolsonaro não prometeu acabar com o Pix para agradar Trump

by Iago
13 de junho de 2026

Qual é o preço que você paga por uma foto falsa em redes sociais? Um político do Brasil foi vítima...

Lula não ergueu placa dizendo que Pix foi criado por Bolsonaro.

by Iago
13 de junho de 2026

se lê “o Pix foi feito no gestores públicos Bolsonaro”. Circula nas redes sociais uma publicação que mostra o presidente...

“O medo é algo importante na vida”.

by Iago
13 de junho de 2026

Ancelotti: “O medo é algo importante na vida” Carlo Ancelotti revela a ansiedade da estreia numa Copa do Mundo, naturalmente,...

Next Post

Honor Magic V5. O dobrável "mais fino do mundo" chegou à Europa

Dimensão da educação sexual "mais explícita" na disciplina de Cidadania

TRENDING

ENTRETENIMENTO

O Último Chefe do Tren de Aragua Morto em Operação Conjunta entre EUA e Venezuela

13 de junho de 2026
POLÍTICA

Criança de 12 anos, golpista adulta: a história chocante de Amanda Maria Souza de Oliveira

13 de junho de 2026
ENTRETENIMENTO

Assista de Graça à Programação da Record, Mas Pergunte-se: Qual é o Preço Ética da Assinatura Sem Restrições?

13 de junho de 2026
POLÍTICA

Mensagem falsa sobre Lula cria pânico nas redes sociais

13 de junho de 2026
POLÍTICA

Flávio Bolsonaro não prometeu acabar com o Pix para agradar Trump

13 de junho de 2026
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.