Pensa Povo
sexta-feira, dezembro 12, 2025
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

Em meio a novas sanções de Trump, Lula abre discursos da 80ª Assembleia Geral da ONU

23 de setembro de 2025
in Brasil, POLÍTICA
Home Brasil
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Em meio a novas sanções de Trump, Lula abre discursos da 80ª Assembleia Geral da ONU Presidente do Brasil também participa de encontros para falar sobre a crise climática, em preparação para a COP30, e sobre a questão da Palestina Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai abrir os discursos de chefes de Estado da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (23), em Nova York, nos Estados Unidos.

A fala inaugural ocorre um dia após a imposição de novas sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.

RELATED POSTS

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

Nessa segunda (22), o governo de Donald Trump aplicou a Lei Magnitsky contra a mulher do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, Viviane Barci, e suspendeu o visto do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Tradicionalmente, o presidente do Brasil é o primeiro chefe de Estado a falar nas assembleias gerais da ONU desde 1955.

Após a declaração de Lula, será a vez de Trump discursar.

leia mais
Não há, contudo, previsão de agenda fechada entre os líderes.

📊 Informação Complementar

No entanto, pode ocorrer um encontro informal entre Lula e Trump, pois os presidentes podem “se esbarrar” pelos corredores da ONU.

Brasil e EUA vivem sob tensão ao menos desde julho, quando o governo americano anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Uma das justificativas de Trump para a taxa foi uma suposta “caça às bruxas” do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

📌 Pontos Principais

Lula reclama da falta de acesso às autoridades americanas para negociar uma reversão do imposto, mas diz que está pronto para conversar.

Nessa segunda-feira (22), durante entrevista ao jornal PBS NewsHour, o brasileiro afirmou que “uma mesa de negociação não custa nada”.

“Toda vez que tentamos falar sobre comércio com alguém dos Estados Unidos, ele diz: ‘Isso não é comigo.

Não, isso não é uma questão comercial.

Esta é uma questão política’.

Portanto, no momento em que o presidente [Donald] Trump quiser falar de política, eu também converso sobre política”, disse.

“Queremos ter relações de igualdade com todos.

Mas o que não aceitamos é que ninguém, nenhum país do mundo interfira na nossa democracia e na nossa soberania”, completou Lula.

O que esperar do discurso de Lula
No seu discurso na Assembleia Geral, Lula deve reforçar as prioridades da política externa do Brasil e fazer uma defesa ao multilateralismo.

O presidente também deve cobrar mais empenho da comunidade internacional com o combate à crise climática, em especial com a proximidade da COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima) que ocorre em Belém (PA), em novembro.

Outro ponto abordado por Lula é a criação do Estado da Palestina.

Na segunda-feira, em uma conferência da ONU sobre o tema, o presidente disse que “tanto Israel, quanto a Palestina têm o direito de existir”.

O governo brasileiro avalia o momento como uma oportunidade para que mais países reconheçam a Palestina como Estado.

Além do Brasil, outros 147 países já a reconhecem.

Israel e EUA, por outro lado, rejeitam a medida.

“Trabalhar para efetivar o Estado palestino é corrigir uma assimetria que compromete o diálogo e obstrui a paz.

Saudamos os países que reconheceram a Palestina, como o Brasil fez em 2010.

Já somos a imensa maioria dos 193 membros da ONU”, destacou.

Em julho, o governo brasileiro anunciou que está em fase final para entrada formal no processo em curso na Corte Internacional de Justiça contra Israel.

A ação foi apresentada pela África do Sul com base na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

Defesa da Democracia Também durante a passagem pelos EUA, Lula vai participar da 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, na quarta-feira (24), com lideranças de cerca de 30 países.

Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez.

“Em um contexto de incerteza global e crescentes ameaças a valores democráticos, o encontro constituirá a ocasião para reafirmar compromissos compartilhados em torno da democracia, do multilateralismo e do Estado de Direito”, explicou o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Marotta Viegas.

A iniciativa, segundo Viegas, é uma estratégia para avançar em uma diplomacia ativa “que promova a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social”.

O primeiro encontro sobre a democracia ocorreu no Chile, em julho deste ano, com a participação dos presidentes do Brasil, Espanha, Colômbia e Uruguai.

Na ocasião, foi publicada uma declaração conjunta dos países.

Crise climática
Ainda na quarta-feira, Lula participa de um evento sobre crise climática, que será co-presidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

“O encontro deverá impulsionar a mobilização dos Estados-membros para a ação climática, incluindo a apresentação de novas contribuições nacionalmente determinadas, as NDCs, rumo à COP30”, afirmou o chefe da Divisão de Ação Climática do Itamaraty, Mário Gustavo Mottin.

As chamadas NDCs são os compromissos que cada país assume para reduzir a emissão de gases de efeito estufa que aquecem a Terra e são os principais intensificadores das mudanças climáticas.

Até o momento, segundo o Itamaraty, apenas 29 países apresentaram suas NDCs.

O presidente Lula ainda participa nesta terça-feira, também em Nova York, de evento organizado pelo Brasil para ampliar o apoio para construção do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que deve ser lançado em Belém, na COP30, com objetivo de financiar a preservação das florestas.

Outra agenda do presidente Lula é o encontro promovido pelo Centro Global de Adaptação, liderado pelo ex-presidente de Senegal Macky Sall, para discutir mecanismos de adaptação à mudança climática.

Perguntas e Respostas
Qual é o papel do presidente Lula na 80ª Assembleia Geral da ONU?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai abrir os discursos de chefes de Estado na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre em Nova York.

Tradicionalmente, o presidente do Brasil é o primeiro a falar nas assembleias desde 1955.

Quais sanções foram impostas pelos EUA antes do discurso de Lula?

Um dia antes do discurso de Lula, o governo dos EUA, sob a administração de Donald Trump, impôs novas sanções contra autoridades brasileiras, incluindo a mulher do ministro do STF, Viviane Barci, e suspendeu o visto do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Haverá um encontro formal entre Lula e Trump durante a Assembleia?

Não há previsão de uma agenda fechada entre os líderes, mas pode ocorrer um encontro informal entre Lula e Trump nos corredores da ONU.

Como está a relação entre Brasil e EUA atualmente?

As relações entre Brasil e EUA estão tensas, especialmente desde julho, quando os EUA anunciaram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Lula expressou sua insatisfação com a falta de acesso às autoridades americanas para discutir a reversão dessa tarifa, mas afirmou estar disposto a conversar.

Quais temas Lula deve abordar em seu discurso na ONU?

Lula deve enfatizar as prioridades da política externa do Brasil, defender o multilateralismo, e cobrar mais empenho da comunidade internacional no combate à crise climática, especialmente com a proximidade da COP30.

Ele também abordará a questão da criação do Estado da Palestina.

Qual é a posição do Brasil sobre a Palestina?

O governo brasileiro vê a criação do Estado da Palestina como uma forma de corrigir assimetrias que prejudicam o diálogo e a paz.

Lula destacou que tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir e que o Brasil já reconheceu a Palestina como Estado desde 2010.

O que Lula fará em relação à crise climática durante sua visita?

Lula participará de um evento sobre crise climática, co-presidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para impulsionar a mobilização dos Estados-membros em direção à ação climática e à apresentação de novas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) para a COP30.

Quais são os objetivos do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)?

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na COP30, tem como objetivo financiar a preservação das florestas.

Lula participará de um evento em Nova York para ampliar o apoio a essa iniciativa.

Quais outros eventos Lula participará durante sua estadia nos EUA?

Lula participará da 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, com líderes de cerca de 30 países, e de um encontro promovido pelo Centro Global de Adaptação para discutir mecanismos de adaptação às mudanças climáticas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.

Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


Fonte: r7

23/09/2025 08:09

ShareTweet

Related Posts

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

by Iago
11 de dezembro de 2025

BRASÍLIA — O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participou de um almoço nesta quinta-feira, 11, com empresários de São Paulo, numa...

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

by Iago
11 de dezembro de 2025

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026; Brasileirão perde uma CBF divulgou decisão no Conselho...

Flávio revela reação de Bolsonaro à dosimetria: “Quero pagar o preço”

by Iago
11 de dezembro de 2025

Flávio revela reação de Bolsonaro à dosimetria: “Quero pagar o preço” Senador relatou, em entrevista nesta quinta (11/12), após visita...

Moraes anula decisão da Câmara e declara perda do mandato de Zambelli

by Iago
11 de dezembro de 2025

Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Zambelli Ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender decisão da...

Rubio determina que Departamento utilize nos documentos uma fonte não woke

by Iago
10 de dezembro de 2025

Os conservadores usam o termo 'woke' pejorativamente para denunciar o que consideram ser ativismo excessivo, particularmente a favor das minorias....

Next Post

Banco Central e Fed: especialistas analisam impactos dos juros e a autonomia das instituições

Receita Federal libera consulta a lote de restituição da malha fina hoje; veja como fazer

TRENDING

Brasil

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

11 de dezembro de 2025
Esportes

‘Live Especial’: Carol Lekker fala sobre expulsão de ‘A Fazenda’; assista

11 de dezembro de 2025
Notícias

Fernando Alonso será pai pela primeira vez com namorada, repórter de F1

11 de dezembro de 2025
Brasil

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

11 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Fotos. Sara Sampaio adota novo cão após desaparecimento de Mongo

11 de dezembro de 2025
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.