A iniciativa ocorre durante esta semana.
A quarta edição da vacinação gratuita V10 para cães será realizada no Parque da Cidade, localizado no Itaigara, em Salvador, nos dias quarta-feira (20) e quinta-feira (21). Essa iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), visa proteger os cães contra 10 tipos de doenças.
Os interessados serão atendidos por ordem de chegada a partir das 9h, sendo disponibilizadas mil doses por dia, totalizando 2 mil imunizantes. Cada tutor poderá vacinar até dois animais por CPF.
A Secretária da Secis, Marcelle Moraes, ressalta a importância dos tutores estarem atentos às restrições. “Animais doentes, gestantes, lactantes e fêmeas no cio; animais em uso de antibiótico ou anti-inflamatório; animais que passaram por algum procedimento cirúrgico em menos de 20 dias; animais com menos de 45 dias de vida, não podem ser vacinados”, elenca.
Para os filhotes que nunca receberam a vacina, é necessário um intervalo de 21 a 28 dias entre as doses para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos de doença extrema, a vacinação pode ser adiada.
Este ano, o projeto itinerante de vacinação da Secis já assegurou mais de 5 mil doses, entre o esquema primário e o reforço, para os cães das localidades de São Bartolomeu, Itapuã e Cajazeiras.
A vacina V10 é essencial na prevenção de doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, para influenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígenos.
Essa medida municipal tem como objetivo promover qualidade de vida e saúde aos animais de pessoas de baixa renda, protetores independentes e ONGs. Vale ressaltar que, na rede privada, a vacina pode custar até R$270.