O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta segunda-feira, 20, sobre a relação entre os Estados Unidos, o Brasil e outros países da América Latina. Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, enquanto assinava os primeiros atos de seu governo, Trump afirmou que outras nações dependem mais dos EUA do que o contrário.
“Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Na verdade, nós não precisamos deles. Todos precisam de nós”, disse o republicano em resposta a uma jornalista brasileira. Apesar da declaração direta, Trump descreveu a relação entre os países como “excelente”.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia parabenizado Trump por meio da rede social X (antigo Twitter). “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.