COI proíbe atleta ucraniano de usar capacete com imagens de mortos na guerra Vladyslav Heraskevych, que recebeu apoio do presidente ucraniano, lamentou a decisão do Comitê Olímpico O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou nesta terça-feira, 10, o atleta ucraniano de skeleton Vladyslav Heraskevych a usar uma braçadeira preta nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, mas o impediu de utilizar um capacete que mostrava fotos de atletas mortos durante a invasão da Rússia ao território ucraniano.
De acordo com o COI, o capacete contraria o artigo 50 da Carta Olímpica, que procura evitar “todo o tipo de interferência”, especialmente “política” ou “religiosa”, para que “todos os atletas possam concentrar-se no seu desempenho”.
“Reafirmamos que, neste caso, como fazemos cada vez mais, abriremos uma exceção a estas diretrizes para permitir que ele utilize uma braçadeira preta durante a competição, para que possa fazer esta homenagem,” disse o porta-voz do COI, Mark Adams.
💥 Impacto e Consequências
Apesar da proibição do uso do capacete, o porta-voz do COIafirmou que o atleta ucraniano continua livre para expressar sua opinião como desejar “nas entrevistas coletivas e na saída da competição, na zona mista,” assim como nas redes sociais.
Reação do atleta
Heraskevych, que usou o capacete durante uma sessão de treinamento nos Jogos Olímpicos de Inverno em Cortina d’Ampezzo na segunda-feira, lamentou a decisão.
O atleta disse que o objeto traz imagens da halterofilista Alina Perehudova, do boxeador Pavlo Ischenko, do jogador de hóquei Oleksiy Loginov, do ator e atleta Ivan Kononenko, do mergulhador e técnico Mykyta Kozubenko, do atirador Oleksiy Habarov e da dançarina Daria Kurdel.
🔍 Detalhes Importantes
“Esta decisão parte o meu coração.
Sinto que o Comitê Olímpico Internacional está traindo os atletas que fizeram parte do movimento olímpico ao não permitir que eles sejam homenageados onde nunca mais poderão competir,” disse Heraskevych em suas redes sociais.
“Apesar dos precedentes nos tempos modernos e no passado, quando o COI permitiu tais tributos, desta vez eles decidiram estabelecer regras especiais apenas para a Ucrânia”, acrescentou o ucraniano.
📊 Fatos e Dados
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu Heraskevych “por lembrar o mundo do preço da nossa luta”.
“Essa verdade não pode ser inconveniente, inadequada ou chamada de ‘ato político em evento esportivo’.
É um lembrete ao mundo do que é a Rússia moderna,” escreveu o presidente ucraniano em mensagem no Telegram.
Em 2022, nos Jogos de Pequim, Heraskevych exibiu um cartaz com a frase “No War in Ukraine” (Sem guerra na Ucrânia) dias antes da invasão russa.
Fonte: veja
10/02/2026 13:10











