Trump está aberto a negociar tarifas com qualquer país, diz porta-voz dos EUA sobre reunião com Lula O presidente norte-americano disse, durante discurso na ONU, que irá se encontrar com Lula na próxima semana “O presidente Trump deixou claro desde o início de seu mandato que está aberto a negociar [as tarifas impostas pelos EUA] com qualquer país”, foi o que afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, ao ser questionada se o republicano estaria disposto a discutir o tema com o presidente Lula em encontro indicado para acontecer na próxima semana.
A declaração foi dada em entrevista à CNN, nesta terça-feira, 23.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
🌍 O Cenário Atual de terra
Inscreva-se no canal do Terra
“Ele [Trump] decidiu utilizar as tarifas como uma ferramenta, porque considera que os acordos anteriores não foram favoráveis para as empresas americanas.
Por isso impôs as tarifas”, disse Roberon, justificando a medida do republicano.
Segundo ela, as tarifas são uma medida que tem como intuito abrir espaço para negociações.
📌 Pontos Principais
A representante do governo norte-americano ainda reforçou não ter conhecimento sobre quais pontos, exatamente, Donald Trump irá querer levar para discussão com Lula – e que isso deve ser decidido nos próximos dias.
Mesmo assim, avalia que a questão das tarifas, que considera complexa, deve fazer parte da conversa.
Em paralelo, o Itamaraty trabalha para que a reunião entre os dois presidentes aconteça por videochamada ou telefonema — conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também à CNN.
💥 Como terra Afeta o Cotidiano
"O presidente Lula sempre esteve disposto a conversar com qualquer chefe de Estado que tem interesse em discutir questões com o Brasil.
Mas nesse caso isso terá de ocorrer por videoconferência ou por telefone, porque o presidente volta para o Brasil amanhã e tem uma agenda muita cheia.
Mas Lula está aberto a conversar e estou muito feliz que isso aconteceu", disse o ministro brasileiro.
'Gostei dele'
Durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, 23, o presidente Donald Trump contou ter cruzado com Lula nos bastidores do evento.
Segundo ele, os dois se abraçaram e, em uma breve conversa, combinaram de se reunir na próxima semana.
“Ele me parece ser um cara muito legal.
Ele gostou de mim, eu gostei dele", disse Trump durante seu discuso.
"Eu só faço negócio com gente que eu gosto.
Quando eu não gosto, não gosto.
Mas, por 39 segundos, nós tivemos uma ótima química e isso é um bom sinal”.
A fala aconteceu após o discurso de Lula, que abriu a sessão.
O presidente brasileiro deu um recado firme a Trump, sem citá-lo nominalmente, ao criticar as sanções aplicadas pelo governo norte-americano e defender a soberania nacional.
Fonte: terra
23/09/2025 19:57