O Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, anunciou durante uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (16) que três aviões serão enviados ao Brasil nos próximos dias para transportar doações em apoio ao Rio Grande do Sul.
Durante a ligação, que teve duração de aproximadamente meia hora, o presidente Lula expressou sua gratidão pela solidariedade do líder emirático para com a população gaúcha afetada pelas chuvas. Ele também destacou as enchentes recentes em Dubai, nos Emirados Árabes, como exemplo da urgência e seriedade das questões relacionadas às mudanças climáticas. O presidente assegurou que o governo brasileiro fará todo o possível para apoiar o estado e o povo do Rio Grande do Sul.
Além disso, o presidente Lula reiterou o convite para que o Xeique Mohammed visite o Brasil, visando fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, e manifestou o desejo de organizar um evento bilateral com investidores e empresários.
Os dois líderes também convergiram em suas posições em defesa de um cessar-fogo imediato em Gaza, da garantia de ajuda humanitária e da busca por uma solução de dois Estados (Israel e Palestina). Eles concordaram sobre a importância de uma solução negociada para o conflito na Ucrânia.