A falsificação e adulteração de produtos é um problema que afeta o bolso, a saúde e até a segurança de milhões de brasileiros.
De bebidas a combustíveis, de alimentos a cosméticos, de cigarros a medicamentos: a falsificação está presente em diversos setores da economia.
De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), as falsificações, o contrabando e a pirataria geram um prejuízo de aproximadamente 471 bilhões de reais anuais ao País em perdas de arrecadação tributária e de faturamento das indústrias legalmente estabelecidas.
📊 Fatos e Dados
Mas o prejuízo vai muito além do econômico.
Produtos adulterados podem representar riscos sérios à saúde, como mostra a grave crise de adulteração de bebidas com metanol.
Leia também
O tema é complexo, com enorme impacto no cotidiano das pessoas e que precisa da reflexão e da ação do governo, empresas e consumidores.
🧠 Especialistas Analisam estadao
Para essa edição do Dois Pontos, recebemos Renata Cerqueira, integrante da Comissão Técnica de Alimentos do Conselho Regional de Química em São Paulo e professora da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, e Rodolpho Ramazzini, advogado especializado no combate à fraude e diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e a participação de Gonçalo Junior, repórter do caderno Metrópole do Estadão.
Sobre o programa
O vodcast Dois Pontos, apresentado por Roseann Kennedy, vai ao ar às quartas-feiras, mergulhando em assuntos atuais e reunindo dois convidados em um debate.
Fonte: estadao
05/11/2025 09:55










