A Unigel acertou novos termos em seu plano de recuperação extrajudicial, abrindo caminho para uma possível oferta pública inicial de ações (IPO) no futuro, conforme apuração do jornal “Valor Econômico”. A oferta da Unigel proporcionaria uma saída para os detentores de créditos, que receberiam ações da “nova” empresa, a qual ficará com os ativos do grupo.
A petroquímica busca chegar a um acordo com os credores para reestruturar os R$ 3,9 bilhões em dívidas financeiras. O plano conta com o apoio de mais de um terço dos credores, com prazo até 20 de maio para conquistar 50% deles.
Dessa forma, a Unigel pode evitar recorrer à recuperação judicial como forma de proteção contra várias ações de execução de dívidas, de acordo com fontes do “Valor”.
Conforme o plano original, a família Slezynger ficará com 50% de participação na Unigel ao final do processo, cedendo os outros 50% que detêm atualmente aos credores num primeiro momento. No entanto, uma nova redução pode ocorrer no futuro, em caso de IPO, considerando o percentual mínimo de 20% do capital previsto no novo plano.
Os credores da Unigel estão resistentes em negociar as dívidas. Segundo o jornal, Henri Armand Slezynger, fundador da Unigel, opôs-se a uma possível recuperação judicial, considerando o processo extrajudicial menos desgastante. Contudo, as negociações têm se mostrado mais difíceis do que o esperado.
A gestora norte-americana Pimco, que lidera o grupo de detentores de bônus representando um terço do total da dívida, já manifestou apoio à Unigel. Entretanto, os demais credores estão resistentes, especialmente os debenturistas que detêm a maior fatia da dívida local.
O atual plano de recuperação extrajudicial visa criar um Conselho de Administração com sete membros, sendo três indicados pelo controlador atual, três pelos credores e o último escolhido por consenso entre acionistas e credores. Ainda assim, os detentores de crédito comprometeram-se a conceder uma nova linha de crédito, com valor mínimo de US$ 100 milhões, a ser liquidada em 2027, para retomar os planos de investimento da Unigel.