UEFA abre investigação oficial após denúncia de racismo contra Vini Jr.
em jogo com Benfica Brasileiro se dirigiu ao árbitro imediatamente depois de discussão com adversário argentino que cobriu a boca para falar Após acionamento do protocolo antirracismo na partida entre Real Madrid e Benfica pela Champions League nesta terça, 17, a UEFA abriu investigação oficial para apurar o caso.
Vinícius Jr.
🔄 Atualizações Recentes
acusou o argentino Gianluca Prestianni do time português de proferir ofensas racistas logo depois do brasileiro marcar o único gol do jogo vencido por 1 a 0 pelos blancos no Estádio da Luz, em Lisboa.
Em comunicado, a UEFA anunciou nesta quarta, 18, a nomeação de um inspetor de Ética e Disciplina da entidade para “investigar alegações de comportamento discriminatório” na partida válida pela ida dos play-offs da Champions League.
(Confira comunicado na íntegra no fim da reportagem)
Aos 5 minutos do segundo tempo, Vini Jr.
💥 Impacto e Consequências
marcou um gol pelo Real Madrid e comemorou dançando em frente à bandeira de escanteio.
Jogadores do Benfica não gostaram da atitude do brasileiro, e uma confusão generalizada se instaurou em campo e o camisa 7 do Real Madrid foi punido com cartão amarelo, ainda sem justificativa oficial, pois a súmula do jogo não foi publicada pela UEFA.
A bola estava no centro de campo pronta para o reinício da partida, quando Vini Jr.
📌 Pontos Principais
correu em direção ao árbitro François Letexier.
O atleta aponta para trás em direção ao argentino Prestianni, e o árbitro francês sinaliza um “X” com os braços, indicando o acionamento do protocolo antirracismo da Fifa.
Em imagens recuperadas, os dois jogadores aparecem discutindo, quando o argentino cobre a boca com a camisa.
Logo em seguida, o brasileiro se dirige ao árbitro e faz denúncias de racismo, que o adversário teria o chamado de “mono”, macaco em espanhol.
Companheiro de Vini no Real, Mbappé defendeu o brasileiro e também discutiu com Prestianni antes do reinício do jogo.
A partida ficou paralisada por volta de 10 minutos, mas retornou normalmente.
O argentino seguiu em campo, e foi substituído e posteriormente aplaudido pelos torcedores nas arquibancadas.
Vini Jr.
e Mbappé foram vaiados pelo restante do jogo quando recebiam a bola.
Comunicado da UEFA “Investigação por potencial violação do Regulamento Disciplinar da UEFA Um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA foi nomeado para investigar alegações de comportamento discriminatório durante o jogo do play-off da fase a eliminar da UEFA Champions League 2025/2026 entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, realizado em 17 de fevereiro de 2026.
Mais informações sobre este assunto serão disponibilizadas oportunamente.”
Fonte: veja
18/02/2026 14:21











