O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira, 28, que os Estados Unidos vão “estabelecer uma tarifa para o resto do mundo, e é isso que eles terão que pagar”.
A tarifa-base, segundo ele, ficará na faixa de 15% a 20%.
O republicano também afirmou que representantes dos EUA estão reunidos agora com os da China e destacou que o país “está fazendo acordos com todos, mas precisa ser bom para todo mundo”.
💥 Impacto e Consequências
As falas ocorreram ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
Ainda sobre a China, o republicano declarou que “gostaria que (os chineses) abrissem o país” aos EUA, demonstrando o desejo por acesso ao mercado da nação asiática.
Trump também afirmou que ainda decidirá as tarifas sobre aço e alumínio, mas ressaltou que “faremos nosso próprio aço e nosso próprio alumínio nos EUA”.
🌍 Contexto e Relevância
O presidente dos Estados Unidos afirmou que assinou um “grande acordo comercial” com o Reino Unido e disse que é “o maior de todos”, sem fornecer mais detalhes da negociação.
Leia também
“O acordo comercial com o Reino Unido nos aproxima”, mencionou.
O republicano ainda disse que anunciará tarifas de farmacêuticas “em um futuro muito próximo”, mas ressaltou: “Não usaríamos tarifas farmacêuticas como um bloqueio para o Reino Unido”.
Na ocasião, o republicano citou que “usinas nucleares menores são interessantes”, enquanto Starmer defendeu que “quanto mais pudermos trabalhar juntos (com os EUA) em pequenos reatores modulares, melhor”.
Fonte: estadao
28/07/2025 12:30