O ciclo “Integral João César Monteiro”, promovido pelo Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE), em parceria com a Medeia Filmes, exibirá cópias digitais restauradas de três filmes considerados essenciais na sua obra, o primeiro dos quais — Recordações da Casa Amarela, de 1989 – tem exibição agendada para dia 16.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CAE considera João César Monteiro, natural da Figueira da Foz, "autor de uma obra extraordinária, ferozmente livre e de uma coragem artística ímpar.
Um cineasta singular e iconoclasta que marcou sobremaneira a arte portuguesa no último meio século".
🌍 Contexto e Relevância
“Recordações da Casa Amarela” recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1989 e é o primeiro filme de uma trilogia, onde o próprio cineasta interpreta o seu ‘alter-ego’ João de Deus, junto com “A Comédia de Deus” (1995) — tem exibição marcada para dia 23 — e as “Bodas de Deus” (1999), que não está incluído neste ciclo na Figueira da Foz.
"A Comédia de Deus" garantiu a João César Monteiro, autor de 12 longas-metragens e nove curtas e médias-metragens, um segundo galardão no Festival de Veneza, o Grande Prémio Especial do Júri.
O último filme do ciclo “Integral João César Monteiro” a ser exibido no CAE (dia 28, sempre às 21:30, no auditório ao qual o município deu o seu nome, em 2020) será “Vai e Vem,” de 2003, a sua derradeira obra, editada no ano em que morreu em Lisboa.
🔍 Detalhes Importantes
Três anos antes, em 2000, César Monteiro esteve envolvido numa das maiores polémicas do cinema português, com “Branca de Neve”, um filme com um ecrã negro, devido à quase total ausência de imagens durante 75 minutos.
No comunicado, o CAE considera o ciclo sobre João César Monteiro como “uma excelente oportunidade para que o público (e sobretudo a nova geração) possa assistir, em sala, em cópias digitais restauradas”, à sua obra “incandescente” e “desmedidamente genial” ou “irónica e incisiva”, como a descreveu o já falecido ensaísta, professor e crítico de cinema João Bénard da Costa.
Leia Também: Todos os filmes de João César Monteiro voltam aos cinemas a partir de janeiro
Fonte: noticiasaominuto
02/01/2026 12:58











