Dois torcedores da Real Sociedad foram condenados por atos racistas contra Vinícius Júnior durante a semifinal da Copa do Rei, no dia 26 de fevereiro, partida em que o Real Madrid venceu por 1 a 0. A Comissão Antiviolência, Xenofobia e Racismo do futebol espanhol determinou que os acusados fiquem proibidos de entrar em eventos esportivos no país por um ano. Além disso, cada um recebeu uma multa de 4 mil euros (cerca de R$ 24,7 mil).
O episódio aconteceu no início do segundo tempo, quando os torcedores, ainda não identificados, aproveitaram a proximidade de Vinícius Júnior à linha de fundo para imitar macacos e proferir insultos. A comissão classificou as ações como “gestos de caráter xenófobo e racista dirigidos ao jogador”.
A luta de Vinícius Júnior contra o racismo no futebol espanhol tem levado a punições tanto no âmbito esportivo quanto na esfera criminal. No ano passado, um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão por injúrias raciais contra o atacante do Real Madrid. Além disso, quatro torcedores do Valencia receberam penas de oito meses de detenção pelo mesmo motivo.
Após a Data Fifa, Vinícius Júnior já retornou ao Real Madrid e está à disposição do técnico Carlo Ancelotti para o confronto contra o Getafe, neste domingo (30), pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol.