Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) precisa que, em termos homólogos, em comparação com dezembro de 2024, a taxa de desemprego permaneceu amplamente estável em sete países da OCDE, incluindo Canadá e Japão.
A taxa diminuiu em oito países, com as quedas mais acentuadas registadas na Grécia, Dinamarca e Estónia, e subiu em 17 países, com os maiores aumentos — 1,6 pontos percentuais (p.p.) — observados tanto na Finlândia quanto na Eslovénia.
A taxa de desemprego também permaneceu estável em 22 dos 32 países da OCDE, para os quais existiam dados disponíveis, em comparação com novembro de 2025, caiu em sete países e aumentou no Canadá, Colômbia e Coreia.
🔍 Detalhes Importantes
O México e o Japão registaram taxas de desemprego de 3,0% ou inferiores, enquanto Espanha e a Finlândia continuaram a relatar taxas de desemprego de dois dígitos.
Em dezembro de 2025, a taxa de desemprego da OCDE para trabalhadores jovens (com idades entre 15 e 24 anos) caiu ligeiramente para 11,2%, 7,0 pontos percentuais acima da taxa para trabalhadores com 25 anos ou mais, e caiu mais de 2,0 pontos percentuais em comparação com novembro na Finlândia, Grécia, Noruega e Suécia.
Em toda a OCDE, a taxa de desemprego para trabalhadores jovens superou 20% em cinco países da organização em dezembro (ou no último período disponível), tendo Israel e o Japão registado as menores taxas de desemprego.
🧠 Especialistas Analisam noticiasaominuto
As taxas de desemprego da OCDE para mulheres, homens e trabalhadores com 25 anos ou mais permaneceram amplamente estáveis em comparação com novembro de 2025.
Em dezembro de 2025, as taxas de desemprego tanto na União Europeia (5,9%) quanto na zona do euro (6,2%) permaneceram amplamente estáveis em comparação com novembro de 2025, em mínimos históricos ou níveis próximos.
Leia Também: Ourém pede mais equipas da E-Redes no terreno para retomar normalidade
Fonte: noticiasaominuto
12/02/2026 10:16











