EUA atacam Venezuela e capturam Maduro; siga ao vivo Ataque norte-americano aconteceu durante a madrugada Lula convoca reunião O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou um reunião de emergência para tratar do ataque dos Estados Unidos à Venezuela.
O encontro deve acontecer no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O petista sempre foi um defensor de Maduro e criticou Trump em algumas ocasiões por causa do seu posicionamento da política internacional.
🌍 Contexto e Relevância
Coletiva de imprensa
Trump afirmou que mais detalhes do ataque serão apresentados em uma coletiva de imprensa marcada para às 13h (horário de Brasília), em Mar-a-Lago, na Flórida.
Como foi o ataque?
O Fuerte Tiuna, o maior complexo militar da Venezuela e sede do Ministério da Defesa e do comando do exército, foi visto em chamas em Caracas após explosões na cidade.
🧠 Especialistas Analisam terra
Testemunhas relataram à agência de notícias Reuters que os ataques ocorreram a partir das 2h (6h de Brasília), o que gerou colunas de fumaça preta em diferentes pontos da capital.
Também houve relatos de queda de energia no sul da cidade, próximo à base militar.
Vídeo dos ataques Nas redes sociais, é possível encontrar vídeos que mostram helicópteros das Forças de Operações Especiais dos EUA sobrevoando a capital venezuelana, enquanto múltiplas explosões são vistas na cidade.
📌 Pontos Principais
As aeronaves seriam CH-47G Chinook, projetados para operações secretas.
🛑#ÚltimaHora | Esta noche reportan fuertes explosiones en #Caracas, #Venezuela — Reporte Morelos (@_ReporteMorelos) January 3, 2026 Aviones militares sobrevuelan la capital.#Internacional pic.twitter.com/tsfLMCKBDs Maduro capturado Os Estados Unidos bombardearam Caracas, capital da Venezuela, durante a madrugada deste sábado, 3.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou que o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados.
Fonte: terra
03/01/2026 09:59











