No I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas, realizado nesta terça-feira, 26, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, apresentou detalhes sobre as operações em andamento no estado – ‘Operação Patrocínio Indigno’ e ‘Operação Descobrimento’-, destacando a atuação integrada das forças de segurança.
Werner ressaltou o trabalho conjunto com a Polícia Federal e outras corporações: “Estamos cada vez mais fortalecendo a ação integrada. Hoje, temos duas grandes ações em andamento no estado. A primeira, coordenada pela Polícia Federal, conta com o apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Força Correccional da Corregedoria Geral, e é um desdobramento da Operação El Patron. Além disso, no Extremo Sul, temos outra grande operação da Polícia Civil, atuando em áreas sob influência de facções criminosas, com o suporte da Polícia Militar e de aeronaves”, afirmou.
Em relação ao combate às facções criminosas, o secretário destacou os resultados da Operação Hórus, iniciada há cerca de um mês. “A Operação Hórus tem mostrado bons resultados. Trouxemos operadores especializados do interior para atuar na capital, em sintonia com as unidades especializadas daqui. Focamos em áreas com altos índices de violência e, nos últimos 30 dias, observamos uma redução significativa nos índices de criminalidade e uma melhora geral na segurança”, explicou.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também se pronunciou sobre a ‘Operação Descobrimento’, deflagrada nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no sul da Bahia. Ela enfatizou a colaboração entre as forças de segurança.
“A operação é coordenada pela Polícia Federal, mas temos uma parceria sólida com a Polícia Militar. Estamos com 35 equipes da Polícia Civil e 35 da Polícia Militar cumprindo mandados na região. Até o momento, sete pessoas foram presas, e as equipes continuam em campo, oferecendo uma resposta firme em uma área com grande histórico de conflitos. Essa integração, que é uma diretriz do nosso secretário, tem sido fundamental para o sucesso das operações”, afirmou.