As aulas noturnas no Colégio Estadual Raul Sá, em Mussurunga I não têm previsão de retorno. Os relatos, publicados nesta segunda-feira (17) dão conta de que pouco mais de 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua maioria pais e mães de família, não foram mais às aulas, com medo de serem atacados pelo Bonde do Maluco, facção que controla o tráfico em Mussurunga – boa parte deles mora em Vila Verde, área de atuação do Comando Vermelho. Entretanto, em nota enviada à reportagem, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que há vagas para a EJA turno noturno, no bairro de Mussurunga, no Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado a 500 metros do Colégio Estadual Raul Sá.
A pasta, responsável pela educação do estado, destacou ainda que há vagas em outras unidades da rede. Confira nota, na íntegra:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reafirma seu compromisso com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2024, o Estado ampliou o número de unidades escolares que ofertam essa a modalidade de ensino de 677 para 773 em toda a Bahia, passando de 110.988 para 141.028 vagas. No município de Salvador, a oferta de vagas nas escolas estaduais para estudantes EJA foi ampliada de 24.618 para 25.235.
Cabe ressaltar que a oferta de Ensino Fundamental é responsabilidade do município e, conforme determina o artigo n° 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/1996, o Estado assegura a oferta a partir da colaboração com os municípios que manifestam a incapacidade de manutenção das turmas.
A SEC informa, ainda, que não há escola estadual próxima à localidade de Vila Verde. Quanto às vagas para a EJA turno noturno, no bairro de Mussurunga, destaca que a oferta está garantida no Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado a 500 metros do Colégio Estadual Raul Sá.