Saiba quem é o deputado italiano que “dedurou” Carla Zambelli Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ atualizado Compartilhar notícia A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) na Itália.
No X, o deputado italiano Angelo Bonelli afirmou que foi ele quem informou à polícia local o paradeiro da parlamentar brasileira.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma.
📌 Pontos Principais
Dei o endereço à polícia, e a polícia já identificou Zambelli.”
Do espectro político da esquerda, Bonelli é ambientalista e é da sigla Europa Verde.
Angelo Bonelli construiu sua carreira política com foco nas pautas ambientais.
Ele iniciou sua trajetória na política local de Roma, foi eleito vereador do 13º distrito em 1990 e, posteriormente, serviu como presidente desse mesmo distrito de 1993 a 1994.
💥 Como metropoles Afeta o Cotidiano
Sua atuação se expandiu para a esfera regional no Lácio, onde ocupou os cargos de conselheiro e assessor regional para o meio ambiente.
Em 2006, Bonelli foi eleito para a Câmara dos Deputados.
Dentro do partido Verde, ele ascendeu a posições de liderança: foi nomeado presidente em 2009 e, mais tarde, coporta-voz em 2013.
💥 Impacto e Consequências
Após uma candidatura sem êxito ao Senado em 2018 pela coalizão de centro-esquerda, Bonelli reafirmou sua posição de destaque ao se tornar o líder do Verde e da esquerda para as eleições gerais italianas de 2022.
A informação da prisão de Zambelli foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pelo Ministério da Justiça.
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Delgatti.
Após ser condenada, a deputada bolsonarista fugiu no início de junho para a Itália, país onde tem cidadania.
O governo brasileiro tentava a extradição da parlamentar, até então sem sucesso.
Fonte: metropoles
29/07/2025 18:52