O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) alcançou 100 prisões nos primeiros 14 dias de 2025. A tecnologia é capaz de identificar foragidos com mandados de prisão registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisão, administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As detenções ocorreram em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior do estado. Os crimes cometidos pelos detidos incluem roubo, homicídio, tráfico de drogas, estupro e inadimplência no pagamento de pensão alimentícia.
Em 2024, o sistema atingiu um número recorde de 1.132 prisões, o maior desde sua implementação. No total, já foram localizados 2.485 foragidos por meio dessa tecnologia. Atualmente, o Reconhecimento Facial é utilizado em 81 municípios baianos, além de eventos realizados tanto na capital quanto no interior.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a relevância da tecnologia para o trabalho policial. “A tecnologia é essencial para localizar pessoas com mandados de prisão. As capturas são realizadas de acordo com um protocolo de integração e inteligência policial”, afirmou.