Um novo estudo elaborado pela divisão de investigação da Google – a DevOps Research and Assessment (DORA) – revela que 90% dos trabalhadores da área tecnológica já usam ferramentas de Inteligência Artificial nas respectivas funções de programação.
Serve notar que neste estudo participaram 5 mil profissionais da área da tecnologia de todo o mundo e que, na edição do ano passado, apenas 14% dos participantes dizia recorrer a este tipo de ferramentas no seu trabalho diário.
Apesar disto, apenas 46% dos participantes no estudo diz confiar “de alguma forma” em código gerado por Inteligência Artificial, com 23% a dizer que confia “um pouco” e 20% a afirmar que confia “muito” nas ferramentas à sua disposição.
📌 Pontos Principais
Há também quem acredite que as ferramentas de Inteligência Artificial pode ter um impacto positivo no código gerado, notando que a tecnologia ajudou a “melhorar ligeiramente”.
Por outro lado, 30% diz que a ‘entrada em cena’ de Inteligência Artificial “não teve impacto” na qualidade do código.
O que parece certo é que os trabalhadores de empresas de tecnologia continuarão a fazer uso de ferramentas de Inteligência Artificial nos próximos anos, algo que é reconhecido pela própria Google.
🌍 Contexto e Relevância
“Se és um engenheiro na Google, é inevitável que uses Inteligência Artificial como parte do teu trabalho diário”, afirmou em entrevista com a CNN o responsável pelas ferramentas de programação Code Assist e do Gemini, Ryan J.
Salva.
Leia Também: A melhor opção para editar fotos da Google vai chegar a todos os Android
Fonte: noticiasaominuto
26/09/2025 14:03