O Dia dos Namorados chegou, e muitos casais estão buscando presentes para celebrar essa ocasião especial. Neste ano, os brasileiros estão divididos entre pagar os presentes com cartão de crédito ou pelo Pix, de acordo com dados do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre. Segundo um estudo realizado em abril com 1.600 entrevistados, 50% mencionaram o cartão de crédito como o meio de pagamento preferido, enquanto o Pix foi mencionado por 47%, uma diferença de apenas 3 pontos percentuais. Dos participantes da pesquisa, 91.5% planejam presentear no dia 12 de junho.
Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago no Brasil, comenta sobre a mudança de preferência: “Em relação ao ano passado, quando realizamos a mesma pesquisa, a diferença da intenção de uso do cartão de crédito para o Pix era de 45 pontos percentuais, com cartão escolhido por 64% dos entrevistados e o Pix mencionado apenas por 19%”. Ele destaca o crescimento significativo na intenção de uso do Pix, possivelmente impulsionado por campanhas de descontos e pelo baixo custo desse meio de pagamento para os vendedores.
A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 23 de abril com usuários do Mercado Pago, mostrou que cartão de débito, BNPL (crediário digital), boleto e dinheiro foram escolhidos por uma porcentagem inferior a 2% dos entrevistados. A maioria dos respondentes tem entre 18 e 29 anos (52%), enquanto o restante (48%) tem 30 anos ou mais.
Em Salvador, o comércio para o Dia dos Namorados está aquecido. Cynthia Paixão, empreendedora e gestora da Afrocentrado, lançou a campanha AfroLove no Shopping Bela Vista, oferecendo uma variedade de produtos e serviços voltados para casais afrocentrados. Além de atender ao seu público, Cynthia destaca a importância de valorizar os 100 empreendedores negros que compõem sua loja colaborativa, celebrando a diversidade e permitindo que pessoas negras se sintam reconhecidas e valorizadas.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é que o varejo movimente cerca de R$ 2,59 bilhões em vendas no Dia dos Namorados, apresentando um crescimento de 5,6% em relação à mesma data de 2023.