A Prefeitura de Salvador, realizou, nesta quarta-feira (11), a formatura de 80 novos profissionais que concluíram cursos de capacitação disponibilizados gratuitamente pelo programa Vida Nova. Os concluintes são de diversas áreas, como auxiliares de cozinha, corte e costura, preparos de tortas, bolos e salgados comemoraram a realização no Restaurante Popular Vida Nova de Pau da Lima.
Além da entrega de certificados, os profissionais receberam kits com materiais essenciais para iniciar as atividades, como caixas térmicas, jogos de panelas, batedeiras, máquinas de costura, entre outros itens.
O prefeito Bruno Reis esteve no local e destacou que a estratégia de qualificação disponibilizada pelo Vida Nova tem como intuito principal promover a autonomia e a dignidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, por meio de iniciativas voltadas à geração de renda.
“Restaurantes Populares, como esse daqui, não só dão oportunidades de as pessoas matarem a fome. Esses equipamentos também passaram a ser porta de entrada para aqueles que desejam se qualificar. Seja aqui ou em outras iniciativas, em parceria com Senai, Senac e Cimatec, já formamos 60 mil pessoas nos últimos quatro anos, um recorde na história da cidade”, disse.
Aos que quiserem empreender, acrescentou o prefeito, o município conta com o SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel. Lá dá para abrir cadastro como MEI e receber uma consultoria completa sobre prestação de serviços ou comercialização de produtos. Além disso, também é possível dar entrada em empréstimo pelo CredSalvador para investir em equipamentos ou na abertura do próprio negócio.
Os cursos de qualificação disponibilizados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) fazem parte do Vida Nova, programa das ações sociais lançado em janeiro de 2024.
As capacitações são desenhadas para atender as demandas do mercado de trabalho e fomentar a economia local, possibilitando que as famílias atendidas pelos equipamentos socioassistenciais trilhem caminhos sustentáveis para uma melhor qualidade de vida.
Participam dos cursos os assistidos dos serviços socioassistenciais como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) e Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop), além de pessoas com deficiência e suas famílias, bem como assistidos pelos programas da Diretoria de Políticas Sobre Drogas, como o Moradia Assistida.