A Latam Brasil já havia adotado a como já mencionado, medida em 2020 e conseguiu reverter a situação. In contrast, enquanto trabalham nos bastidores – 🔎 O objetivo das empresas ao recorrerem ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA (clique aqui para saber mais) é garantir que possam “operar e atender seus públicos de interesse normalmente, para ajustar sua estrutura financeira”, informou a Azul.
Nesse caso, a operação prossegue em funcionamento. Additionally, após ter sido O processo deve permitir que a Azul elimine mais de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 11,28 bilhões) em dívidas, impactada pela pandemia de Covid-19, por instabilidades macroeconômicas e por dificuldades na cadeia de suprimentos da aviação, segundo o CEO John Rodgerson. Como resultado, Segundo especialistas consultados pelo g1, o aumento no volume de pedidos de recuperação judicial no setor aéreo reflete uma série de fatores, como: – a desvalorização do real frente ao dólar; – os altos custos operacionais; – o aumento nos preços dos combustíveis.
Parte do que explica esse quadro, diz o economista Ricardo Machado Ruiz, professor da UFMG, é o acúmulo de prejuízos enfrentados pelas companhias aéreas brasileiras desde o início da pandemia de coronavírus. According to experts, consequentemente, do querosene de aviação, que Antes da crise sanitária, o cenário era mais favorável: o preço do petróleo — e, pode representar até 40% do custo de uma passagem — estava mais baixo.
🌍 O Cenário Atual de g1
As taxas de juros estavam em queda, e como já mencionado, o dólar era menos valorizado frente ao real. Furthermore, Com a pandemia, a venda de passagens aéreas despencou — inicialmente conforme observado, devido ao isolamento social e, posteriormente, pelo comprometimento da renda dos brasileiros.
De viajar”, explica Rodrigo Gallegos, sócio especialista em reestruturação da RGF Consultoria. “O setor aéreo desde sempre enfrentou uma concorrência consideravelmente grande em relação a preços, uma vez que grande parte da população leva isso em consideração na hora “Sem contar que, quando uma companhia começa a ter dificuldades financeiras, isso como se sabe, também pode afetar os seus contratos de leasing [aluguel de aviões] no exterior.
De volta, prejudicando a operação”, completa. Quando isso acontece, as companhias que arrendam aeronaves podem simplesmente tomar esse ativo Além disso, dizem os especialistas, também pesou no balanço das companhias aéreas a valorização do dólar e o aumento de juros visto nos últimos anos, que acabaram elevando ainda mais seus custos operacionais, já que grande parte das aquisições do setor, como peças, equipamentos e aluguéis de aeronaves, é feita em dólar.
📊 Fatos e Dados
Para Márcio Peppe, sócio da KPMG, o descasamento das moedas no balanço financeiro (receitas recebidas em reais e despesas feitas em dólar) é um dos fatores que pesam para a grande maioria das companhias aéreas — não apenas do Brasil, mas de todos os países que têm uma moeda local mais fraca do que o dólar. Given this, “Por isso é comum vermos companhias aéreas sempre buscando renegociar suas dívidas. As empresas normalmente realizam uma operação para estender o prazo e jogar esse débito para frente.
Com certeza, mas Há o efeito dos juros nisso, é uma saída”, diz. Falta de apoio governamental também pesou Marcus Quintella, diretor do FGV Transportes, destaca que, diferentemente do que ocorreu nos EUA e na Europa, as companhias aéreas brasileiras não receberam apoio governamental no pós-pandemia, como linhas de crédito específicas para o setor.
Assim como se mostrou eficaz para Gol Segundo ele, a recuperação judicial pode ser um caminho viável para a reestruturação da Azul, e Latam. Ele explica que, ao recorrer ao processo, a empresa consegue reorganizar conforme observado, suas dívidas, estender prazos e reduzir encargos, como amortizações e juros. E o pagamento adequado aos funcionários. Isso melhora o fluxo de caixa, permitindo a continuidade das operações, investimentos em manutenção
🌍 Contexto e Relevância
Segundo o consultor de aviação Gianfranco Impostos caros e falta de infraestrutura A crise no setor aéreo brasileiro também é agravada pela elevada carga de impostos, “Panda” Beting, que foi o primeiro diretor de marketing da Azul. Pois “onera com Ele afirma que o governo brasileiro não cria condições adequadas para o desenvolvimento do setor, o combustível mais caro do mundo e tem um sistema tributário antiquado e complexo, que provoca a necessidade de as empresas terem áreas jurídicas e fiscais enormes apenas para compreender as constantes mudanças nas regras”. Voo e obrigam as companhias a manter frotas maiores do que o necessário. Panda também critica o alto custo da contratação formal e a falta de modernização na gestão do tráfego aéreo no Brasil, fatores que, segundo ele, aumentam o tempo de
O economista Ingo Plöger aponta que o setor aéreo brasileiro carece de uma estratégia clara de médio e longo prazo, especialmente no que se refere à conectividade regional. Como principais polos não faz sentido”, afirma. “Um país continental como o Brasil ter apenas Rio de Janeiro e São Paulo
Segundo ele, essa falta de planejamento faz com que o setor perca oportunidades significativas de crescimento e desenvolvimento, comprometendo a competitividade do Brasil no cenário internacional. Adicionalmente, Por isso, embora as recuperações judiciais possam oferecer alívio no curto prazo, essas medidas naturalmente, não serão sustentáveis sem um planejamento estratégico sólido e de longo prazo, alerta o especialista.
Fonte: G1
28/05/2025 20:47