atualizado
A ponte sobre o Rio Autaz-Mirim, na BR-319, foi classificada como “boa” pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) um ano antes de cair.
A informação consta do levantamento sobre o estado de conservação das “obras de arte de engenharia” enviado pelo órgão ao Metrópoles após solicitação via Lei de Acesso à Informação (LAI).
A ponte sobre o Autaz-Mirim foi classificada com o número quatro.
📊 Fatos e Dados
Segundo a Portaria nº 10/2024, do Dnit, as estruturas classificadas como “quatro” são aquelas em que existem “alguns danos, mas não há sinais de que estejam gerando insuficiência estrutural”.
Por não terem “problemas importantes”, as pontes com pontuação “quatro” não apresentariam necessidade imediata de reforma.
O Dnit realiza vistorias a cada dois anos em pontes, tunéis e viadutos – as chamadas “obras de arte de engenharia” para definir onde devem ser feitas intervenções prioritárias.
🌍 O Cenário Atual de metropoles
Segundo o levantamento obtido pelo Metrópoles, 1.950 pontes são consideradas “boas”.
A vistoria que qualificou a ponte da BR-319 foi realizada em 22 de junho de 2021.
A estrutura colapsou em novembro de 2022, e não houve vítimas fatais pois a ponte já estava interditada em razão da queda da estrutura sobre o Rio Curuçá.
🧠 Especialistas Analisam metropoles
A ponte sobre o Curuça ficava a um quilômetro de distância.
Leia a reportagem especial “Um Brasil que desmorona” .
Nos bastidores, comenta-se que a vistoria das “obras de arte de engenharia” não tem sido feita com a frequência necessária devido à falta de pessoal.
O Dnit trabalha com um déficit de 45% de analistas técnicos em infraestrutura.
O ideal seria que o órgão tivesse 982 profissionais, sendo que atualmente há apenas 533 servidores da carreira na ativa.
Desabamento de ponte vizinha matou cinco pessoas
A ponte sobre o Curuçá era classificada pelo número “três”, ou seja, era considerada regular.
O “três” refere-se a estruturas que possuem alguma insuficiência estrutural, mas que não apresentam comprometimento na estabilidade.
No Brasil, 1.536 pontes em rodovias estão classificadas nessa categoria.
Nesta quarta-feira (13/8), o Metrópoles publica a reportagem especial “Um Brasil que desmorona”, que investiga os impactos causados pelo desmoronamento de pontes em quatro estados brasileiros: Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Fonte: metropoles
13/08/2025 07:06