São Paulo lança plano para enfrentar crise hídrica que prevê 16 horas de restrição e rodízio O Sistema Cantareira registrou o nível mais baixo do reservatório dos últimos dez anos, com 24,2% de sua capacidade São Paulo|Do R7 Após o Sistema Cantareira registrar índice mais baixo dos últimos dez anos, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24) plano para enfrentar a crise hídrica.
A medida prevê restrição de até 16 horas na pressão dos encanamentos de distribuição de água na região metropolitana, além de rodízio no abastecimento e uso do volume morto dos mananciais em casos extremos.
O planejamento tem 7 faixas de restrição, que serão ativadas a depender do avanço ou não do desabastecimento.
🧠 Especialistas Analisam r7
A faixa mais crítica prevê o rodízio.
Leia mais Segundo o governo, as restrições só vão acontecer após sete dias consecutivos dos índices em uma mesma faixa, com relaxamento após 14 dias consecutivos de retorno ao cenário imediatamente mais brando.
– Faixas 1 e 2: estabelecem o Regime Diferenciado de Abastecimento (RDA) e a gestão de demanda noturna de 8 horas, respectivamente; – Faixa 3: prevê gestão de demanda noturna de 10 horas por dia e intensificação de campanhas de conscientização; – Faixas 4, 5 e 6: contingência controlada, com períodos ampliados de redução da pressão na rede, por 12, 14 e 16 horas; – Faixa 7: cenário mais grave, que prevê o rodízio de abastecimento entre regiões, com obrigação de fornecimento de caminhões-pipa para apoio a serviços essenciais.
🔄 Atualizações Recentes
Segundo a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), o rodízio é uma medida de caráter excepcional e de impacto muito alto e só será considerado quando todas as medidas anteriores se revelarem insuficientes para garantir a preservação dos reservatórios.
A divulgação das medidas foi feita após o Sistema Cantareira registrar o nível mais baixo do reservatório dos últimos dez anos.
A medição é realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e divulgada diariamente no site da companhia.
💥 Impacto e Consequências
Hoje, o nível de reserva hídrica está em 24,2%, o menor patamar desde a crise que afetou São Paulo entre 2014 e 2015.
Com isso, o Estado está na faixa 3, com diminuição da pressão por 10 horas.
O Sistema Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo.
Considerando todo o sistema que abastece a Grande São Paulo, o nível está em 28,7% da capacidade.
Além do Cantareira, o sistema é composto por mais seis mananciais: Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço.
Veja dicas para economizar água – Tome banhos mais curtos; – Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; – Evite usar a mangueira, prefira um balde com água; – Lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira; – Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima; – Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar; – Não apertar a descarga mais tempo que o necessário; – Ficar atento aos vazamentos; – Não usar água corrente para descongelar alimentos.
Fonte: Sabesp
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
Fonte: r7
24/10/2025 17:32











