A Fórmula 1 entregou mais um capítulo emocionante neste domingo (31), com o Grande Prêmio da Holanda sendo palco de uma prova repleta de reviravoltas, acidentes, punições e estratégias contrastantes.
Em meio ao caos em Zandvoort, quem brilhou foi Oscar Piastri.
Largando da pole position, o australiano da McLaren dominou a primeira metade da corrida, resistiu à pressão de Max Verstappen e venceu com autoridade diante de uma multidão que torcia pelo dono da casa.
Verstappen largou com pneus macios e pulou para segundo ainda na primeira curva, superando Lando Norris, mas perdeu a posição de volta com uma bela manobra do britânico.
A disputa entre os três esquentou até o primeiro safety car, provocado pelo acidente de Lewis Hamilton na Curva 3.
Carlos Sainz recebeu uma punição de 10 segundos após um toque com Liam Lawson, e Charles Leclerc acabou fora da corrida após ser acertado por Kimi Antonelli na saída dos boxes.
O incidente provocou novo safety car.
Pouco depois, foi a vez de Norris abandonar, com falha no motor.
Apesar da vantagem de pneus macios para os rivais na última relargada, Piastri manteve a ponta até o fim.
Max Verstappen terminou em segundo, enquanto Isack Hadjar conquistou seu primeiro pódio na categoria, fechando em terceiro lugar após uma atuação consistente.
George Russell foi o quarto, seguido por Alex Albon, que levou a Williams a mais um excelente resultado.
Oliver Bearman, em corrida de recuperação após largar do pit lane, cruzou em sexto.
Lance Stroll e Fernando Alonso garantiram bons pontos para a Aston Martin em sétimo e oitavo, enquanto Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completaram o top 10.
Já Gabriel Bortoleto, que teve uma largada ruim e enfrentou problemas estratégicos ao longo da prova, terminou fora da zona de pontuação.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o GP da Itália, em Monza.
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A corrida
A largada do GP trouxe fortes emoções.
Oscar Piastri reagiu bem à luz verde e manteve a ponta, enquanto Max Verstappen, largando de pneus macios, partiu agressivo contra a dupla da McLaren.
Lando Norris, segundo no grid, até tentou se defender, mas faltou contundência: o holandês mergulhou por dentro e tomou a P2 diante da torcida em êxtase.
Gabriel Bortoleto, por sua vez, teve um início complicado.
Seu C45 engasgou na saída e o brasileiro despencou para a 19ª posição, atrás de Lance Stroll.
Na volta seguinte, conseguiu recuperar a posição, mas acabou danificando a asa dianteira quando o canadense devolveu a ultrapassagem na terceira volta.
Enquanto isso, lá na frente, Piastri ditava o ritmo e já acumulava 4s2 de vantagem para Verstappen na oitava volta.
O holandês, porém, logo sentiu a pressão de Norris.
O britânico abriu a asa móvel na reta principal e completou a manobra por fora na Curva 1, retomando a segunda colocação com autoridade – e compensando a passividade da largada.
Mais atrás, Isack Hadjar sustentava a quarta posição, seguido por Charles Leclerc, George Russell e Lewis Hamilton.
Liam Lawson vinha em oitavo, com as Williams completando o top 10, Carlos Sainz à frente de Alex Albon.
Na volta 13, Charles Leclerc aumentou a pressão sobre Isack Hadjar na disputa pela quarta posição.
Mais atrás, Kimi Antonelli tentava superar Yuki Tsunoda pela 11ª colocação, mas sem sucesso.
Fernando Alonso, em 13º, também estava colado no italiano e dentro da zona de DRS, embora não conseguisse efetivar a manobra.
Na volta 17, Gabriel Bortoleto passou a ser investigado pelos comissários em razão do dano no carro após o incidente inicial com Lance Stroll.
Pouco depois, os primeiros pingos de chuva caíram sobre Zandvoort, mas sem intensidade suficiente para alterar o traçado.
O drama maior veio de Lewis Hamilton.
O britânico perdeu a traseira de sua Ferrari SF-25 no meio da Curva 3 e bateu direto no muro, abandonando a corrida.
O acidente provocou a entrada do safety car.
Os líderes aproveitaram o momento para fazer suas paradas.
Oscar Piastri e Lando Norris trocaram para pneus duros e voltaram à frente, com todo o restante do grid seguindo a mesma estratégia.
Norris, no entanto, teve problemas: o macaco hidráulico ficou preso embaixo de sua McLaren e o atraso lhe custou segundos preciosos, retornando à pista ainda em segundo, mas com desvantagem ampliada em relação ao companheiro de equipe – minimizada com o safety car.
Ao contrário dos rivais, que optaram pelos duros, Verstappen colocou pneus médios.
A relargada aconteceu na abertura da volta 27.
Oscar Piastri reagiu bem e manteve a liderança, enquanto George Russell, que havia superado Charles Leclerc nos boxes, partiu para cima de Isack Hadjar na luta pela quarta posição.
Logo atrás, um incidente agitou o pelotão intermediário.
Carlos Sainz tentou ultrapassar Liam Lawson por fora na Curva 1, mas o neozelandês mudou de trajetória no meio da curva e os dois acabaram se tocando.
Ambos tiveram danos em seus carros e precisaram ir aos boxes para reparos.
Os comissários responsabilizaram Sainz pela manobra e aplicaram uma penalidade de 10 segundos ao espanhol.
Poucas voltas depois, na 32, o safety car virtual foi acionado para a limpeza de detritos deixados pelo incidente.
A neutralização, porém, durou pouco: ainda na mesma volta, o sinal verde foi liberado.
Leclerc mergulhou por dentro de Russell na Curva 12 e completou a ultrapassagem pela quinta posição, mas saiu dos limites da pista na manobra e deveria devolver a posição ao piloto da Mercedes.
Como não o fez, a manobra foi para investigação dos comissários.
Na lá frente, Piastri mantinha a liderança com 1.5s de vantagem para Norris.
Verstappen era o terceiro, seguido por Hadjar e Leclerc no top 5.
Na volta 50, das 72 previstas, Alonso se aproximou de Hulkenberg na briga pela P16.
À frente da dupla, Bortoleto estava colado em Colapinto na disputa da P14.
Alonso não demorou para superar a dupla e assumir a P15.
Duas voltas depois, na 52, Antonelli parou e trocou para pneus macios.
Leclerc foi obrigado a responder a parada do italiano e também foi aos boxes.
No retorno à pista, Antonelli e Leclerc se encontraram.
Leclerc saiu à frente de Antonelli, que tentou a manobra a qualquer custou na inclinada Curva 3.
O italiano esparramou e acertou Leclerc, que saia forte pelo alto.
O monegasco rodou, bateu nas proteções e destrui a parte dianteira do seu SF-25, abandonando a corrida.
O safety car entrou na pista.
Piastri e Norris foram aos boxes e voltaram com pneus duros.
Verstappen, ao contrário, voltou com compostos macios – Hadjar fez o mesmo.
Dos sete primeiros, apenas a dupla da McLaren estava com pneus duros, todo o restante de pneus macios.
Bortoleto foi instruído pelo seu engenheiro de corrida a permanecer na pista.
Mas a estratégia não funcionou logo de cara.
Com as paradas dos rivais, Bortoleto subiu para P10, mas era presa fácil.
No fim da 61, Bortoleto foi chamado aos boxes e caiu para último – agora com pneus macios.
Antonelli, que havia sido punido em 10 segundos pelo incidente com Leclerc, recebeu mais cinco por ultrapassar a velocidade limite, que é de 80 km/h, no pit lane.
Na volta 65, Norris teve problemas no motor do seu MCL39 e parou na pista.
O safety car entrou na pista, enquanto Norris abandonou a corrida.
Na relargada, Verstappen até tentou, mas não conseguiu se aproximar de Piastri para tentar a ultrapassagem.
Piastri venceu o GP da Holanda, seguido por Verstappen e Hadjar – em seu primeiro pódio na F1.
Russell foi o quarto colocado, seguido por Albon.
📊 Informação Complementar
Bearman, que largou do pit lane, recebeu a bandeira quadriculada na sexta posição.
Stroll foi o sétimo, seguido por Alonso, Tsunoda e Ocon no top 10.
Confira o resultado do GP da Holanda de F1: 1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 3) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT) 4) George Russell (Mercedes) 5) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 6) Oliver Bearman (Haas/Ferrari) 7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 9) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT) 10) Esteban Ocon (Haas/Ferrari) 11) Franco Colapinto (Alpine/Renault) 12) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT) 13) Carlos Sainz (Williams/Mercedes) 14) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari) 15) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari) 16) Kimi Antonelli (Mercedes) 17) Pierre Gasly (Alpine/Renault) OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes) OUT) Charles Leclerc (Ferrari) OUT) Lewis Hamilton (Ferrari)
Fonte: terra
31/08/2025 16:59