Às vezes, aquilo que é projetado para simplificar pode acabar trazendo mais complicações do que soluções. Um exemplo disso é o aplicativo Kim, destinado à recarga do Salvador Card, utilizado para o pagamento das tarifas do transporte público em Salvador.
Entretanto, a eficácia do aplicativo nem sempre corresponde às expectativas. Muitos usuários já se depararam com situações constrangedoras ao tentar passar pela catraca. Na última sexta-feira (9), a estudante Eduarda Pinto teve um susto ao descobrir que uma recarga não havia sido efetuada.
“Era 12h50 quando fiz uma recarga de R$ 100 pelo cartão de crédito. Apesar do débito ter sido confirmado, ao tentar utilizar o cartão às 14h05, a recarga não estava disponível. A sorte foi ter utilizado o metrô e conseguido fazer a integração, caso contrário não sei como teria sido”, relatou.
Outro passageiro compartilhou sua experiência na noite de quinta-feira (9), ao realizar uma recarga via pix no aplicativo. Uma hora depois, ao tentar passar pelo validador, o saldo do cartão ainda estava zerado. Por sorte, contou com a compreensão dos rodoviários, que o deixaram seguir viagem sem cobrar a tarifa.
“Tentei passar o cartão diversas vezes, sem sucesso. Foi um constrangimento enorme. Tive sorte que o cobrador e o motorista perceberam meu desespero, entenderam a situação e não me cobraram a passagem”, relatou o passageiro.
Nas redes sociais, as reclamações são frequentes. No X (antigo Twitter), vários internautas encararam os problemas com humor. “Meu Deus, esse Kim recarga tá uma desgraça. Tive que me humilhar no ônibus esperando a recarga de R$ 50,00 entrar. Que ódio!”, relatou um usuário. “O Kim+ não abre para eu recarregar o Salvador Card. Terei que ir andando para casa”, publicou outro.