Eleições 2026: Lula tem 39,8% das intenções de voto, enquanto Flávio avança com 33,1% Levantamento do Paraná Pesquisas também projetou disputas em eventual segundo turno do petista contra Tarcísio ou Ratinho Júnior Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (29), mostrou que, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidere os cenários estimulados para as eleições deste ano, a diferença entre ele e os principais oponentes caiu para a margem de erro nas projeções de segundo turno.
No cenário de primeiro turno estimulado — com respostas sugeridas pelos entrevistadores —, Lula apareceu com 39,8% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que somou 33,1%.
Quando o nome testado foi o do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula subiu para 40,7%, enquanto o carioca registrou 27,5%.
🌍 Contexto e Relevância
A pesquisa também comparou cenários com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que somou 15,2% das intenções de voto quando mencionado contra nomes como Ciro Gomes (PSDB) e Ronaldo Caiado (PSD).
Leia Mais
Segundo turno
Com a confirmação da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, a direita tem crescimento nas pesquisas eleitorais.
Em simulações de um eventual segundo turno de Lula contra outros candidatos, as previsões são de uma disputa acirrada.
💥 Impacto e Consequências
Confira:
– Lula (43,9%) e Tarcísio de Freitas (42,5%): diferença de 1,4 ponto percentual.
– Lula (44,8%) e Flávio Bolsonaro (42,2%): diferença de 2,6 pontos percentuais.
– Lula (44,7%) e Ratinho Junior (38,9%): diferença de 5,8 pontos percentuais.
🔄 Atualizações Recentes
Cenário regional
Mesmo com o petista na liderança das intenções de voto no país, 51% dos eleitores afirmam que Lula não deve ser reeleito — contra 45,3% que aprovam um novo mandato.
Esse cenário é impulsionado pela forte resistência ao petista na região Sul do país, onde 60,7% dos entrevistados rejeitaram a possibilidade de continuidade do governo.
Já o Nordeste foi a região com mais entrevistados que apoiaram a continuidade do governo, com 57,1% de pessoas a favor da reeleição de Lula.
A taxa subiu para 63,3% entre beneficiários do Bolsa Família, segundo a pesquisa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
Fonte: r7
29/01/2026 16:23










