A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Ministério dos Transportes estão colaborando em um grupo de estudos para avaliar a proposta da CCR de um trem regional entre Salvador e Feira de Santana. Segundo a secretária estadual Jusmari Oliveira (PSD), em entrevista na última sexta-feira, 14, a expectativa é concluir os estudos de viabilidade dentro de seis a oito meses.
A proposta da CCR visa criar um novo modal de transporte intercidades que poderia beneficiar diretamente cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo as populações de Salvador, Feira de Santana, e outras cidades como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro ao longo do percurso. A empresa estima um custo de construção de R$ 2,6 bilhões, com operação anual de R$ 280 milhões após a conclusão do sistema, sendo planejada uma parceria público-privada (PPP) para financiar e gerir o projeto por 30 anos.
A MIP (Manifestação de Interesse Público) da CCR, encaminhada ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) em agosto de 2023, também prevê que o trem regional entre Salvador e Feira de Santana possa começar a operar cinco anos após o início das obras. O projeto faz parte dos planos governamentais para desenvolver novas infraestruturas de transporte na Bahia, buscando melhorar significativamente a conectividade e reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades, estimando que os 103 quilômetros sejam percorridos em apenas 45 minutos.
Além disso, a proposta contempla a possível expansão da malha ferroviária para outras regiões estratégicas do estado, como sudoeste em direção a Jequié, ou nordeste até Alagoinhas e Aracaju, capital de Sergipe, visando impactar positivamente diversos setores econômicos, incluindo investimentos imobiliários, comércio, serviços, além da geração de emprego e renda.
O projeto, conforme destacado por Jusmari Oliveira, representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte na Bahia, alinhando-se com compromissos eleitorais e estratégias de desenvolvimento regional de longo prazo.