Segundo uma pesquisa do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, os brasileiros têm a intenção de gastar mais neste Dia das Mães em comparação ao ano anterior. Dos 1.600 participantes, quase metade (47%) planeja investir mais de R$ 350 em presentes, enquanto 24% estão considerando gastar entre R$ 250 e R$ 350.
No ano passado, essa mesma pesquisa revelou que 29% dos participantes planejavam gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto apenas 24% pretendiam gastar mais de R$ 300.
Realizada na penúltima semana de abril, a pesquisa também aponta que os artigos de moda são os presentes preferidos, escolhidos por 19% dos entrevistados, seguidos por eletrodomésticos (15%) e celulares e acessórios de telefone (13%).
Uma novidade deste ano é que 23% dos entrevistados consideram a ideia de fazer um Pix para que as mães escolham o próprio presente”, comenta Ignácio Estivariz, vice-presidente de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil.
Apesar do cartão de crédito ainda ser o meio de pagamento favorito, a intenção de uso do Pix está crescendo. “O meio de pagamento preferido para a data continua sendo o cartão de crédito, com 48%, mantendo sua liderança do ano anterior. O que chama atenção é que há aumento expressivo na intenção de uso do Pix. O meio de pagamento foi mencionado por 39% dos entrevistados, uma diferença de 27 pontos percentuais em relação ao ano anterior. “A popularidade desse meio de pagamento segue em crescimento e também está transformando a forma de presentear pela sua praticidade e segurança para transferir valores”, comenta Estivariz.
A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 23 de abril, contou com a participação de 1.600 usuários do Mercado Pago. A maioria dos respondentes é jovem, com idades entre 18 e 29 anos (52%), enquanto o restante (48%) tem 30 anos ou mais, segundo a pesquisa.