Na manhã desta quarta-feira, 15, a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Proteger Fase 1, cumprindo mandados de busca domiciliar nos bairros de Tancredo Neves e Pernambués, em Salvador. As investigações iniciais indicam que os alvos, envolvidos com tráfico de drogas e homicídios, são líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
A operação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e marca o início das ações de 2025, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, quando a operação foi realizada em oito fases.
Segundo a Polícia Civil, as investigações contaram com meses de monitoramento e análise de dados, o que permitiu identificar os suspeitos e suas atividades criminosas. Durante a execução dos mandados, materiais que podem fortalecer as provas contra os investigados também estão sendo apreendidos.
Com um efetivo de 120 policiais, a ação conta com o apoio de diversas unidades, como os Departamentos de Polícia Metropolitana (DEPOM), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE).