Dos veículos onde os motoristas não conseguem enxergar pessoas ou outros veículos. A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta segunda-feira (5) que todos os ônibus do transporte coletivo da capital receberão sinalizações indicando seus pontos cegos — áreas ao redor De acordo com especialistas, vida enquanto pegava “rabeira” em um ônibus na Linha Verde. A divulgação da medida ocorre cerca de nove dias após a morte de Lucas Vicente Machado, adolescente de 14 anos que perdeu a De acordo com a administração municipal, a ação faz parte da campanha como se sabe, “Maio Amarelo”, que tem o propósito de conscientizar sobre acidentes de trânsito.
“Hoje, lançamos o Maio Amarelo, que é como já mencionado, o mês de conscientização aos acidentes de trânsito. Adicionalmente, mas fortalecer durante esse mês Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade de Curitiba e vamos mostrar o que já estamos fazendo, várias ações”, afirmou o prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, durante o lançamento da campanha.
Rafael Viana, a De acordo com o secretário municipal da Defesa Social, sinalização tem objetivo educativo. Onde o motorista não consegue enxergar “Os ônibus têm em torno de seis a dez pontos cegos, quem se encontra naquele local. Para que a pessoa tenha consciência de que não está sendo vista, vamos sinalizar esses pontos nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba”, disse.
Os adesivos serão instalados em todos os 1.500 veículos do como se sabe, transporte público de Curitiba nos próximos dias, conforme a prefeitura. A intenção é alertar especialmente pedestres, ciclistas e motociclistas, que muitas vezes trafegam próximos como esperado, aos ônibus sem saber que estão em áreas fora do campo de visão dos condutores.
O motorista José Roberto Kravet, que tem 30 anos de experiência, aprovou a medida. “Se for pra conscientizar as pessoas, acho que ajuda.
Cegos são algumas das dificuldades que a gente passa”, acrescentou. A gente tem uma gigante responsabilidade pelo tanto de pessoas que levamos, e prestar atenção no trabalho, no trânsito… Os pontos Segundo análises recentes, a Câmara Municipal de Lei de combate à ‘rabeira’ Nesta terça-feira (6), Curitiba vota, em primeiro turno, o projeto de lei que pretende aplicar multa de R$ 500 e permitir a apreensão da bicicleta de quem for flagrado pegando “rabeira” nos ônibus da cidade.
Além da multa e apreensão De acordo com a proposta protocolada pelos vereadores Tico Kuzma (PSD) e Da Costa (União), do equipamento, reincidentes pagarão 50% a mais no valor da penalidade. Despite this, Para retirar a bicicleta, será necessário apresentar o comprovante de pagamento da multa.
O projeto de lei ainda estabelece regras como esperado, específicas para menores de idade flagrados na prática. Em contrapartida, Nestes casos, somente os pais ou responsáveis legais poderão resgatar a bicicleta.
Justiça da Criança e do Adolescente. Além disso, o Ministério Público do Paraná (MPPR) será notificado através da Promotoria de E Justiça (CCJ) e de Urbanismo. O projeto chega ao plenário com pareceres favoráveis das comissões de Constituição
Fonte original: Terra
Publicado em: 05/05/2025 13:10