As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 encerram nesta sexta-feira, 7, às 23h59 (horário de Brasília). No entanto, para os residentes no Rio Grande do Sul (RS), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará um novo cronograma, em decorrência da calamidade pública causada por enchentes e tempestades.
A solicitação de atendimento especializado ou uso do nome social também só será aceita até o término do período de inscrição. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser quitada até 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser realizado por PIX, cartão de crédito, débito, transferência bancária ou boleto, gerado na Página do Participante, onde também está disponível o QR Code. Moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção dessa taxa.
O Inep informa que, mesmo com as circunstâncias especiais, os estudantes gaúchos podem se inscrever durante o período regular sem alterações.
O Enem, criado em 1998, avalia o desempenho escolar dos alunos ao término do ensino médio e é a principal forma de acesso ao ensino superior no país. Os resultados do exame são utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem reconhecidos por instituições privadas e estrangeiras de língua portuguesa com acordos com o Brasil.
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como treineiros, para avaliação pessoal nos anos anteriores à conclusão da educação básica.