O motivo geopolítico que levou às tenistas não se cumprimentarem no Australian Open A ucraniana Svitolina e a bielorrussa Sabalenka sequer tiraram fotos juntas na semifinal A semifinal do Australian Open foi marcada por uma tensão política além das quadras em Melbourne.
Na partida entre a ucraniana Elina Svitolina e a bielorrussa Aryna Sabalenka cada uma tirou as fotos oficiais separadamente.
A vitória foi da número 1 do mundo, Sabalenka por 2 a 0 com parciais de 6/2 e 6/3, mas não houve cumprimento entre as jogadoras no final do jogo.
📌 Pontos Principais
O motivo da situação está a milhares de quilômetros de distância das quadras de Melbourne: a guerra na Ucrânia.
Desde 2022, o conflito com a Rússia tem impactado também o mundo esportivo, com banimentos aos atletas do país e seus aliados.
Entre eles, a Belarus (Bielorússia) da líder do ranking Aryna Sabalenka, que não carrega bandeira em torneios internacionais e compete como atleta neutra.
🔄 Atualizações Recentes
Do outro lado da quadra (e do campo de batalha), a ucraniana Svitolina tem sido uma das atletas no circuito mais ativas contra o conflito.
Antes da partida, um aviso no telão da Rod Laver Arena avisou aos espectadores: “Na conclusão da partida, não haverá cumprimento entre as jogadoras.
Nós pedimos respeito por ambas as atletas durante e depois da partida.” Nesta mesma edição do Australian Open, a tenista venceu duas atletas russas, Shnaider e Andreeva, e ao escrever na lente da câmera após a vitória marcou um X, interpretado como um ‘sinal de guerra’ de eliminação das adversárias, que dividiu fãs nas redes sociais.
💥 Como veja Afeta o Cotidiano
Nas quartas de final, derrotou a americana Coco Gauff, e na entrevista coletiva pós-jogo relembrou a situação difícil que o país passa, agravada pelo frio: “Foi um dos invernos mais difíceis para a população ucraniana.
Então, eu sinto que trago um pouco de notícias positivas para os ucranianos, meus amigos e família.” Sabalenka saiu com a vitória na quadra e a classificação para a final do Grand Slam com Elena Rybakina neste sábado, 31, às 5h30 (horário de Brasília).
O Australian Open tem transmissão da ESPN e da Disney.
Fonte: veja
29/01/2026 14:12










