O início de temporada negativo de João Fonseca Brasileiro disputou apenas dois jogos, sem vitórias, e cairá no ranking da ATP João Fonseca foi eliminado em sua estreia do ATP 250 de Buenos Aires nesta quarta-feira, 11, e segue sem vencer neste ano.
Atual campeão do torneio na Argentina, o brasileiro perdeu para o chileno Alejandro Tabilo por 2 a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5 e na próxima atualização do ranking ficará sem os pontos do ano passado, caindo posições.
É cenário diferente do que João viveu em 2025, quando abriu o ano com a vitória no Challenger de Canberra e a quebra da barreira dos qualificatórios no Australian Open.
📌 Pontos Principais
Foi o estopim da temporada de sucesso do jovem tenista — que nunca é demais lembrar, tem apenas 19 anos — com participação e vitória nos quatro Grand Slams, e dois títulos ATP (Buenos Aires e Basileia).
A pressão para o novo ano é natural, mas outros desafios também entraram na conta do tenista.
Como vencedor ou pontuador nos principais torneios do circuito, entre as metas da temporada de João está defender os pontos conquistados.
🧠 Especialistas Analisam veja
É uma teoria mais fácil dita do que executada, e ele ainda teve mais um desvio no caminho.
O brasileiro desistiu de dois torneios preparatórios antes do Australian Open, em Brisbane e Adelaide, por conta de uma lesão na lombar.
Ele chegou ao Grand Slam sem ritmo e caiu na estreia, perdendo pontos em relação à sua campanha de segunda rodada no ano passado.
🌍 Contexto e Relevância
Na capital argentina, passou de bye para a segunda rodada como campeão e cabeça de chave número 3, mas esbarrou na consistência de Tabilo.
Apesar da derrota, João mostrou sinais de recuperação com a vitória no segundo set e uma terceira parcial equilibrada, diferente da falta de reação na Austrália.
Sem descartar também a experiência e consistência do chileno, ex-número 19 do mundo há dois anos.
“Fisicamente me sinto bem, 100%.
O resultado, sim, estou chateado comigo mesmo, triste, queria muito ganhar, mas não posso ganhar tudo”, disse o brasileiro após a derrota.
Seu próximo torneio será em casa, no Rio Open, na próxima semana.
Ele terá a chance de fazer campanha melhor do que a eliminação precoce na primeira rodada do ano passado e engatar de vez uma sequência de jogos no ano.
“Estou treinando bem, estou confiante de que será um bom ano, estou com a cabeça erguida de que vai dar tudo certo no Rio de Janeiro, mas hoje não desempenhei bem e vamos seguir”, respondeu o tenista.
Fonte: veja
12/02/2026 16:44










