Diante da greve dos professores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (10) com os reitores das universidades e institutos federais (IFs) para abordar questões relacionadas ao orçamento das instituições.
O encontro contará com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão). A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) busca discutir um aumento no orçamento das universidades.
Além disso, Lula pretende apresentar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinado às universidades e hospitais universitários. Segundo os ministros da Educação e Gestão, o programa abrangerá obras de infraestrutura.
O governo federal enfrenta pressão devido à falta de ações, projetos e repasses para as instituições públicas de ensino superior. Os servidores, além de pleitearem reajustes e reestruturação da carreira dos docentes e técnicos-administrativos, demandam mais investimentos, argumentando a escassez de recursos para o desenvolvimento de pesquisas e até mesmo para a manutenção das atividades acadêmicas.