No primeiro semestre de 2024, comparando com o mesmo período do ano passado, o índice de roubo apresentou uma queda de 16,9% e os furtos fecharam o primeiro semestre com diminuição de 5% na Bahia, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Em números absolutos, as ocorrências de roubos saíram de 6.651, em 2023, para 5.524 no primeiro semestre deste ano. No que diz respeito aos furtos, a Polícia contabilizou 3.445 subtrações entre janeiro e junho do passado e 2.274 em 2024.
O tenente-coronel Edmundo Assemany, comandante do Batalhão Apolo, declarou que além das recuperações de automóveis, outros flagrantes são realizados.
“Neste primeiro semestre apreendemos drogas e 16 armas de fogo”, esclareceu o comandante.
O delegado titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Leandro Acácio, contou que a localização de desmanches e quadrilhas especializadas refletem na diminuição dos crimes.
“Nesses seis meses autuamos mais de 40 criminosos. Operações que localizaram galpões de desmanche também foram fundamentais”, finalizou.
A SSP disse que o trabalho contínuo das Polícias Militar e Civil na prevenção e repressão aos roubos e furtos de veículos resultou na redução das modalidades criminosas na Bahia.