Ainda tem nove meses, mas já é 'alvo' da atenção dos curiosos – dos que moram à sua volta e daqueles que estão só de passagem.
Lara nasceu em março e é a primeira bebé em 30 anos a nascer na aldeia italiana de Pagliara dei Marsi.
Segundo explica a publicação The Guardian, esta comunidade na região de Abruzzo é composta por cerca de 20 pessoas.
🔍 Detalhes Importantes
Mas agora, o batismo de Lara foi motivo para toda a comunidade e reunir, já que todos os cerca de 20 habitantes foram convidados para esta cerimónia.
Segundo a mãe desta menina, Cinzia Trabucco, há mesmo quem venha de fora devido ao nascimento da sua filha.
"Há pessoas que nem sabiam que Pagliara dei Marsi existia e agora vêm aqui porque ouviram falar da Lara", contou ao Guardian.
📌 Pontos Principais
The Guardian (İngiltere): — Yabancı Basın (@yabancibasin) December 26, 2025 30 yıl sonra ilk bebek: İtalya’da bir köy yeni doğanla bayram yaptı İtalya’nın Abruzzo bölgesindeki Pagliara dei Marsi köyünde Lara Bussi Trabucco’nun doğumu, yaklaşık 30 yıl sonra köyde dünyaya gelen ilk bebek oldu.
Nüfusu yaklaşık 20 kişiye… pic.twitter.com/Xf1Vsnetpg O nascimento desta criança é celebrado não só por todos os residentes desta aldeia, como se tornou também um símbolo de esperança, dada a crescente crise demográfica em Itália.
Em 2024, o número de nascimentos no país atingiu um mínimo histórico de 369.944, dando continuidade a uma tendência negativa de 16 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística italiano (ISTAT).
🌍 Contexto e Relevância
A taxa de fertilidade também caiu para um mínimo histórico, com uma média de 1,18 filhos por mulher em idade fértil em 2024 – uma das mais baixas da União Europeia.
Os motivos para este decréscimo são vários, que vão a emigração jovem às poucas condições para mães trabalhadoras.
Segundo o ISTAT, os primeiros sete meses deste ano apontavam para um declínio ainda maior do que o já registado.
Os especialistas apontam que das 20 regiões administrativas do país, Abruzzo foi mesmo aquela em que houve um impacto mais acentuado, dado que até julho se registou uma queda de 10,2% no número de nascimentos em comparação com o período homólogo de 2024.
Já a mayor, Giuseppina Perozzi, apontou que "Pagliara dei Marsi vem sofrendo com um despovoamento drástico, agravado pela perda de muitos idosos, sem qualquer renovação geracional".
A família de Lara (e o “inverno demográfico”) Perozzi vive perto de Lara e da sua família e ficou muito agradecida quando os pais da criança, Cinzia Trabucco e o seu companheiro, Paolo Bussi, decidiram ser pais – esperando também que isso inspire outros a fazer o mesmo.
Mas, de acordo com o que conta o Guardian, os pais não nasceram ali.
Cinzia, de 42 anos, nasceu em Frascati, perto de Roma, onde trabalhou durante anos antes de se mudar para esta aldeia, que foi onde o seu avô nasceu.
A mulher sempre quis criar uma família longe do caos da cidade.
Quanto às medidas de apoio à natalidade, o casal recebeu mil euros após o nascimento de Lara, um pagamento único para cada criança nascida ou adotada desde janeiro de 2025.
O bónus foi introduzido pelo governo de Giorgia Meloni como parte de sua promessa de combater o que a primeira-ministra chamou de "inverno demográfico" da Itália.
Os bebés também recebem um auxílio para a creche de cerca de 370 euros por mês.
Leia Também: Três mulheres restam deste povo indígena: Agora nasce 1.º bebé em 30 anos
Fonte: noticiasaominuto
26/12/2025 12:34











