A vitória do Cuiabá sobre o Criciúma no último domingo, 9, empurrou o Vitória para a última posição do Brasileirão da Série A, mas também colocou uma indesejada ‘etiqueta’ na equipe do Leão da Barra: após sete jogos, o Rubro-Negro baiano é o único time que ainda não conseguiu vencer na competição.
Apesar de ter sido campeão da Série B em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024, o Vitória não tem conseguido reproduzir as boas atuações dos primeiros meses da temporada e acumula desempenhos decepcionantes no início do Brasileirão.
Até o momento, a equipe, que começou sendo comandada pelo técnico Léo Condé e agora está sob a orientação de Thiago Carpini, sofreu cinco derrotas e conseguiu apenas dois empates nas primeiras sete partidas do certame. Os dois pontos conquistados foram contra o Bahia e o antigo lanterna Cuiabá.
“Toda equipe que retorna à elite tem como objetivo a permanência na Série A. Não podemos nos iludir. A distância entre a B e a A é significativa. Em todos os aspectos, acredito que é necessário engajamento, não apenas financeiro, mas também estrutural. O planejamento do perfil de montagem do elenco, entre outros fatores, contribui para essa luta pela permanência. Por outro lado, é muito cedo, são apenas sete rodadas. É natural que as equipes recém-promovidas lutem para permanecer. Muitas coisas ainda podem acontecer durante a competição”, ressaltou Carpini.
Enquanto o Vitória não consegue vencer, outras equipes vão se distanciando. Atualmente, a distância do Leão, que ocupa o 20º lugar, para o primeiro time fora da zona de rebaixamento — Criciúma — é de três pontos. Assim, mesmo que o Rubro-Negro vença, ainda precisaria torcer contra adversários e reverter um saldo de gols de oito para tentar escapar das quatro últimas posições.
Na terça-feira, 11, às 19h, o Vitória enfrenta mais um desafio crucial, quando encara o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 8ª rodada da competição. Após este confronto, o Leão da Barra terá uma sequência difícil pela frente, com jogos contra Internacional, Atlético-MG, RB Bragantino, Fluminense e Athletico Paranaense.