O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) exonere a servidora Gersica Lima dos Santos, sobrinha de uma superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. O instituto é uma autarquia da secretaria.
A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça, Pablo Antonio Cordeiro de Almeida, diz que Gersica Lima ocupa o cargo de coordenadora de Cadastramento de Usuários e Segurança de Barragens sem possuir “formação técnica adequada para a função”. Ela é formada em nutrição.
Nepotismo
O nome da superintendente não foi divulgado. O texto fixa um prazo de 10 dias para que a recomendação seja acatada ou não, mas o Inema pediu mais 20 dias. O tempo começou a ser contado nesta segunda-feira (8).
“A situação de nepotismo se torna mais evidente quando analisamos a formação da servidora nomeada. Como debatido acima, a formação em nutrição não guarda qualquer relação com o cargo de Coordenadora de Segurança de Barragens. Nesse sentido, a servidora Gersica sequer possui competência técnica para ocupar o cargo para o qual foi nomeada. Assim, mais evidente se torna o fato de que a servidora Gersica foi nomeada em razão do parentesco com a Superintendente da Inovação e Investimento da SEMA”, escreveu o promotor.
A coluna procurou a assessoria de comunicação da Sema, mas não houve retorno até a publicação desta nota. O espaço segue aberto.