Na quinta-feira, 16, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, foram detidas duas líderes de uma facção criminosa do Rio de Janeiro, com conexões na Bahia. Ambas estão associadas a uma variedade de delitos, incluindo tráfico de armas e drogas, latrocínios, roubos e homicídios. Uma delas é suspeita de envolvimento em diversos ataques e homicídios em Valença e Cairu.
De acordo com informações da Polícia Civil, o grupo liderado pelas duas criminosas atuava em várias localidades, como Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Galeão, Garapoá, Cova de Onça, Torrinhas, Tapoias, Canavieiras, Taperoá e Nilo Peçanha. As prisões foram realizadas como resultado de investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Valença), em colaboração com a 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença).
O coordenador da 5ª Coorpin, delegado José Raimundo Neri Pinto, ressaltou a cooperação entre as forças policiais que possibilitou esse desfecho. “Com base em todas as informações obtidas nas investigações conduzidas pela Polícia Civil da Bahia, realizamos esta ação conjunta com a 65ª Delegacia de Polícia (65ª/DP) e a 134ª Delegacia de Polícia (134ª/DP), além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Rio de Janeiro, resultando na detenção de dois alvos prioritários e sua consequente exclusão do convívio social em nossa região”, comentou.
A 5ª Coorpin/Valença continua com as investigações, utilizando recursos de inteligência policial, visando identificar e capturar outros membros do grupo criminoso.