Médico de Bolsonaro cita expectativa para que cirurgia do ex-presidente ‘ocorra o quanto antes’ Data depende de pedido a ser encaminhado por advogados ao STF, mas quadro de saúde é considerado ‘inalterado’ Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 O médico que acompanha a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cláudio Birolini, afirmou neste domingo (21) que há expectativa para que a cirurgia de Bolsonaro “ocorra o quanto antes”.
Ao R7, Birolini confirmou que o cronograma para o atendimento foi definido, mas a divulgação das datas de atendimento e dia para cirurgia ainda dependem de confirmação jurídica.
“Estado de saúde inalterado.
💥 Impacto e Consequências
Já definimos um cronograma, será divulgado após encaminhamento pelos advogados.
Temos que respeitar os prazos”, afirmou.
“Expectativa de que ocorra o quanto antes, respeitando os prazos”, apontou o médico, que é diretor de cirurgia geral do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
🔄 Atualizações Recentes
Situação de Bolsonaro
O ex-presidente está preso há quase um mês e aguarda para procedimento cirúrgico para tratar a chamada hérnia inguinal bilateral, na região da virilha.
Ele também deve receber atendimento para diminuir o quadro de soluços.
A etapa ligada a cirurgia depende de uma solicitação a ser enviada pela defesa do ex-presidente ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que já autorizou o procedimento médico, mas cobrou detalhes para liberar a ida de Bolsonaro ao hospital.
🔍 Detalhes Importantes
A defesa do ex-presidente não havia formalizado o pedido para o atendimento até a publicação desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
Fonte: r7
21/12/2025 18:05











