As duas vítimas mortais, um casal de idosos com mais de 80 anos, morreu no interior da habitação em que vivia, em Fernão Ferro, devido à inundação provocada pela chuva forte que caiu durante a madrugada, precisou fonte da Proteção Civil Municipal do Seixal.
Fonte oficial do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal disse à agência Lusa que, além da casa submersa onde morreu o casal de idosos, o mau tempo na região de Setúbal provocou inundações em muitas outras habitações e na rede viária, bem como a queda de estruturas, principalmente a partir das 05h00.
A mesma fonte adiantou ainda que na Estrada Nacional (EN) 378, entre o Seixal e Sesimbra, houve vários carros bloqueados devido a inundações e que a ferrovia também esteve condicionada durante o período da manhã, a partir das 08h00, no troço entre Pinhal Novo e Penalva.
🔄 Atualizações Recentes
Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), na Linha do Alentejo, que liga Barreiro e Beja, a circulação ferroviária também ficou condicionada a partir das 09h20, entre as estações do Poceirão e Pinhal Novo, ambas no concelho de Palmela, devido ao abatimento de parte da via, o que obrigou à circulação de comboios apenas numa das duas vias daquela linha ferroviária.
O mau tempo provocou também a inundação de estradas e a imobilização de dezenas de viaturas nos concelhos do Montijo e do Seixal, bem como a interrupção das atividades letivas em diversos estabelecimentos de ensino nos concelhos da Moita e do Montijo, segundo informação dos dois municípios.
No concelho de Setúbal, ao final da manhã, a companhia de Bombeiros Sapadores já tinha registado 64 ocorrências, a maioria inundações em casas e estradas, principalmente na zona de Azeitão.
📌 Pontos Principais
No distrito de Setúbal, à semelhança dos distritos de Lisboa e Santarém, verificaram-se também cortes de energia, tendo a E-REDES indicado que cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 08h30.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos para os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Setúbal, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à chuva forte e persistente até sábado.
As condições meteorológicas adversas que afetam Portugal continental, assim como o arquipélago da Madeira, resultam da depressão Cláudia, com chuva, vento e agitação marítima fortes.
🌍 Contexto e Relevância
De acordo com a a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Portugal continental registou, até às 17h00 de hoje, 1.874 ocorrências devido ao mau tempo, que resultaram em duas mortes, um ferido ligeiro e quatro pessoas desalojadas.
Leia Também: Mau tempo.
Península de Setúbal com mais de 200 ocorrências desde as 5h00
Fonte: noticiasaominuto
13/11/2025 17:08











