Lula volta a criticar Trump por taxar Brics: ‘Não queremos guerra fria, queremos multilateralismo’ Mandatário brasileiro afirmou que os países do Brics não aceitam “nenhuma reclamação” vinda de Trump Lula criticou Trump por ameaçar taxar os Brics, defendeu soberania, multilateralismo e comércio livre, e firmou acordos digitais e climáticos com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar Donald Trump nesta terça-feira, 8, durante discurso na visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil.
O mandatário brasileiro afirmou que os países do Brics, bloco econômico formado por nações do Sul Global, não aceitam "nenhuma reclamação" do presidente norte-americano sobre a cúpula.
🧠 Análise da Situação
Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
Inscreva-se no canal do Terra
"Nós não aceitamos nenhuma reclamação contra a reunião dos Brics.
Por isso que nós não concordamos quando ontem o presidente dos Estados Unidos insinuou que vai taxar os países Brics", disse Lula.
💥 Como terra Afeta o Cotidiano
"Nós também queremos dizer ao mundo que nós somos países soberanos.
Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas, do jeito que nós cuidamos dos nossos povos.
E nós defendemos o multilateralismo.
🌍 O Cenário Atual de terra
[…] Nós não queremos uma segunda Guerra Fria.
Nós queremos um comércio livre", acrescentou o presidente.
A declaração do petista ocorre após a 17ª edição do encontro de líderes do bloco, realizada neste fim de semana no Rio de Janeiro, que reuniu países-membros e parceiros.
O pronunciamento faz referência à mensagem publicada por Trump em suas redes sociais, na qual o presidente dos Estados Unidos ameaçou impor tarifas de 10% a países que se alinhassem ao grupo.
Nesta terça-feira, 8, Trump retomou as ameaças contra os países associados ao Brics, reiterando a possibilidade de imposição de tarifas.
Em suas declarações, o presidente norte-americano afirmou que o bloco foi criado com o objetivo de desvalorizar o dólar.
"Qualquer um que faça parte do Brics receberá uma tarifa de 10% muito em breve", disse o republicano durante uma reunião com integrantes do gabinete na Casa Branca.
Encontro com ministro da Índia A reunião entre o presidente Lula e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, resultou na assinatura de instrumentos de cooperação, com destaque para o acordo de parceria digital que abrange eixos como: infraestrutura pública digital, inteligência artificial, tecnologias emergentes e governança digital.
Conforme informações do Itamaraty, os líderes também discutiram os preparativos para a COP-30, conferência climática da ONU programada para novembro de 2025 em Belém (PA).
Lula busca consolidar uma coalizão global para assegurar resultados nas políticas de mitigação das mudanças climáticas, durante o evento.
A visita de Modi celebra o octogésimo aniversário das relações diplomáticas bilaterais e reforça a estratégia do governo brasileiro de diversificar parcerias comerciais com a Ásia, movimento que ganha urgência diante da escalada protecionista liderada pelos Estados Unidos.
Fonte: terra
09/07/2025 10:18