O Instituto AtlasIntel realizou mais uma pesquisa eleitoral para medir a preferência do eleitorado brasileiro em relação aos possíveis candidatos à Presidência da República em 2026. De acordo com os resultados, o presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto, superando todos os outros nomes mencionados como possíveis concorrentes.
No primeiro cenário testado, Lula aparece com 42,5% das intenções de voto, contra 33,2% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Brancos e nulos representam 8,8%, superando outros candidatos na pesquisa. Um ponto de destaque é a inclusão do cantor sertanejo Gusttavo Lima, que recentemente expressou interesse em se candidatar à presidência. O artista registra 1,3%, ficando atrás de Sergio Moro (1,4%), Simone Tebet (2,1%), Ronaldo Caiado (2,9%) e Pablo Marçal (6,9%). O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível por oito anos, não foi mencionado neste cenário.
No segundo cenário, Lula mantém a liderança com 41,2%, seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, com 23,5%. Pablo Marçal aparece em terceiro com 7,9%, e os brancos e nulos somam 7,9%. Também aparecem Ronaldo Caiado (6,2%), Sergio Moro (4,2%), Gusttavo Lima (4,3%), Simone Tebet (2,4%) e Marina Silva (2%).
Cenário do segundo turno
Em um possível segundo turno, Lula venceria todos os adversários citados na pesquisa. O confronto mais acirrado seria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, com Lula alcançando 49% e Bolsonaro 43%. Apenas 8% dos entrevistados não souberam ou disseram que votariam em branco ou nulo.
Contra Pablo Marçal, Lula teria o melhor desempenho, com 52% contra 35%. O presidente também venceria Eduardo Bolsonaro (50% a 39%), Tarcísio de Freitas (49% a 39%) e Ronaldo Caiado (49% a 35%).
A pesquisa foi realizada com 2.873 respondentes, por meio de recrutamento digital aleatório, entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiança.
O Instituto AtlasIntel é conhecido por suas previsões acertadas, como a virada do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União) nas eleições de 2022. Além disso, o instituto acertou os resultados dos primeiros e segundos turnos nas eleições da Argentina, Colômbia e Estados Unidos.