O escritor Luis Fernando Verissimo foi internado neste domingo, 17, no Centro de Terapia Intensivo (CTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O cronista enfrenta um quadro de pneumonia, segundo informação publicada inicialmente pela Folha de São Paulo e confirmada pelo Estadão com a família do autor.
O Estadão entrou em contato com Fernanda, filha de Verissimo.
🔍 Detalhes Importantes
“Ele está na CTI em estado grave.
Foi internado semana passada com uma pneumonia leve e as coisas foram piorando”, informou.
A saúde de Luis Fernando Verissimo
O escritor apresentou outros problemas de saúde nos últimos anos.
🧠 Especialistas Analisam estadao
Em janeiro de 2021, Verissimo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Na ocasião, estava em sua casa, em Porto Alegre, e escrevia uma crônica a respeito dos Estados Unidos para o jornal O Globo.
Optou por terminá-la no dia seguinte, mas passou mal durante a madrugada e foi levado a um hospital, onde se constatou o problema de saúde.
💥 Impacto e Consequências
Àquela época, o autor vinha em recuperação de uma cirurgia na mandíbula em novembro de 2020, poucos meses antes.
O AVC afetou uma parte cognitiva de seu cérebro, dificultando a ordenação de seus pensamentos, ainda que compreendesse o que se passava ao redor.
Desde então, passou por uma recuperação lenta e gradual e também por alguns fatos inusitados – como a sua maior facilidade para se comunicar em inglês, língua que se tornou fluente por conta da infância nos EUA.
Carreira
Filho do escritor Érico Verissimo, seguiu os passos do pai na literatura e se tornou conhecido por seus textos em formato de crônicas, contos e poemas.
Na década de 1980, além de seu personagem mais famoso, O Analista de Bagé, publicou também Sexo na Cabeça, A Mesa Voadora, O Jardim do Diabo e Orgias; nos anos 1990, O Santinho, A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto, Gula – O Clube dos Anjos e Histórias Brasileiras de Verão; na década de 2000, A Décima Segunda Noite, Banquete Com Os Deuses, Comédias Para Se Ler Na Escola e Os Espiões; e também obras mais recentes, como Diálogos Impossíveis e Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos.
Luis Fernando Verissimo no Estadão
Em 1988, Luis Fernando Verissimo começou seus trabalhos como colaborador do Estadão.
Até janeiro de 2021, quando sofreu o AVC, o escritor também foi colunista do jornal.
Clique aqui para reler sua coluna mais recente, A Caixinha.
Fonte: estadao
17/08/2025 16:24